Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Subdefensora pública-geral dá palestra sobre ética e gestão na Pós-Graduação da PUC


Por Ascom em 6 de junho de 2019

A subdefensora pública-geral, Luciana Leão Lara Luce, representou a Defensoria Pública de Minas Gerais no Programa de Pós-Graduação da PUC-MG, sobre Compliance, Ética e Governança Social, na última terça-feira (4/6).

Luciana Luce foi convidada a palestrar sobre os temas Ética na Administração Pública, Prestação de Contas e Gestão de Recursos Públicos para os alunos da Pós-Graduação.

Em sua palestra, a subdefensora pública-geral abordou, inicialmente, a missão constitucional da Defensoria Pública e a importância dos instrumentos gerenciais de planejamento para a otimização e controle dos gastos públicos.

A subdefensora Luciana Leão Lara Luce dá palestra a participantes do Programa de Pós-Graduação da PUC Minas

A subdefensora-geral destacou aos estudantes que não basta a Administração Pública desenvolver Políticas de Compliance e Programas de Integridade se não houver, por parte de todos os atores internos (servidores, membros, gestores) um sentimento de pertencimento ao órgão ou à instituição do qual se encontram vinculados.  Ela citou três pilares fundamentais para se obter este sentimento: melhoria na qualidade e segurança no trabalho; capacitação periódica e, sempre que possível, o compartilhamento da gestão.

Para Luciana Luce, é muito importante divulgar o papel da Defensoria Pública no meio acadêmico, sobretudo as boas práticas adotadas que possibilitam garantir ao cidadão hipossuficiente o acesso à justiça de forma eficaz, além de ações que contribuam para a profissionalização da gestão e o melhor gerenciamento dos recursos públicos.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >