Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Projeto Mesc e parceiros promovem Lançamento da Frente pela Educação Emancipadora


Por Ascom em 11 de abril de 2019

A defensora pública Francis de Oliveira Rabelo Coutinho, coordenadora do projeto Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar (Mesc) e da Câmara de Estudos de Métodos Adequados de Solução de Conflitos e Atuação Extrajudicial, participou, na terça-feira (9/4), do lançamento da Frente pela Educação Emancipadora com a comunidade da Escola Estadual Deputado Renato Azeredo, em Morro Alto, no município de Vespasiano.

A defensora pública, em uma atividade conjunta com o coletivo “Ocupa e Educa”, fez a leitura e prestou homenagem à escola, participante do projeto Mesc há vários anos e multiplicadora da mediação escolar. A EE Deputado Renato Azeredo vai instalar um polo avançado de pesquisa sobre o tema.

Além disso, foi entregue o relatório final da Unesp para o gestor da instituição de ensino, Djalma Tomé, e representantes da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), com a formação de indicadores positivos contra a violência nas escolas. Houve também a exibição ao público de um vídeo sobre a abordagem da Comunicação Não violenta (CNV), seguida da apresentação dos projetos parceiros Machismo entre nós (MEN) e Empodera Teen, pelos coordenadores Gustavo Ribeiro e Graziane Andrade.

Os mediadores e ex-alunos do projeto Mesc, Danielle Silva e Lucas Pereira, deram seus testemunhos sobre a importância da mediação de conflitos em suas vidas. Foram mostradas fotos antigas do projeto nas escolas, atividade seguida de apresentação final, pelo gestor, com música composta pela cantora Marisa Monte em homenagem ao Profeta Gentileza, conhecido pregador urbano brasileiro do Rio de Janeiro.

No encontro, a defensora reuniu-se com alunos, professores e funcionários que participarão nos projetos propostos, juntamente com o gestor escolar Djalma Tomé e sua equipe de vice-diretores, além de vários integrantes do coletivo “Ocupa e Educa”, representantes da SEE/MG e convidados.

Defensora pública Francis de Oliveira apresenta a iniciativa ao público presente

A defensora pública Romana Almeida, que atua em Vespasiano, salientou durante o lançamento a importância do Projeto Mesc e colocou-se à disposição para parceria com a escola por meio de palestras sobre temas de interesse da comunidade.

Frente pela Educação Emancipadora

A iniciativa surgiu da ideia de aglutinar valores e interesses comuns de três projetos diferentes em uma parceria que fortaleça o trabalho desenvolvido para a juventude. A iniciativa é baseada no empoderamento de jovens, discussão do machismo e temas relacionados ao preconceito com os alunos, além da aprendizagem da mediação de conflitos como instrumento de desenvolvimento e melhoria do diálogo na escola e fora dela.

Coordenadores dos projetos compõem mesa

Coordenadores, alunos, professores, funcionários e convidados



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >