Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Mesc – Medição Escolar


Por Ascom em 11 de abril de 2016

O Programa de Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar (Mesc), realizado em parceira com a Secretaria de Estado da Educação, foi criado em 2011 e é desenvolvido pela Defensoria de Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais (DPDH). Tendo como slogan “Paz em Ação”, seu objetivo é prevenir a violência e conflitos no ambiente escolar.

A metodologia do Mesc fornece os instrumentos e mecanismos para que a escola construa o seu próprio processo de mediação. Um dos pontos fundamentais do projeto é trabalhar a mediação de conflitos com os próprios alunos para que estes se tornem agentes inibidores da violência da prática do bullying e incentivadores da cultura de paz intramuros. Estes jovens serão responsáveis por desenvolver ações de mediação para prevenir, minimizar e solucionar conflitos entre os alunos e demais atores da escola.

SONY DSC

Atualmente está sendo desenvolvido em doze escolas de Belo Horizonte e RMBH. São elas: EE. Maurício Murgel, EE. Ricardo Souza Cruz, EE. Lúcio dos Santos, EE. Bernardo Monteiro, EE. Silviano Brandão, EE. Israel Pinheiro (Contagem), EE. Prof. Renato Azeredo (Vespasiano), EE. Prof. Guerino Casassanta (Ribeirão das Neves), EE. Lafaiette Gonçalves (Santa Luzia), EE. Zoroastro Viana (Sabará), EE. Prof. Milton Campos (Estadual Central) e Instituto de Educação.

Reconhecimentos

Certificação do Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos (ICFML) – 2016

Menção Honrosa, na categoria Defensoria Pública, no XII Prêmio Innovare –  2015

Prêmio Mineiro de Direitos Humanos (PMDH) 2016: Tema “Mediação de Conflitos Coletivos e Outras Formas de Prevenção e Solução Pacífica de Conflitos Coletivos”



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >