Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


I Cine debate


Por Ascom em 11 de abril de 2016

Desenvolvido em Varginha, o projeto tem o objetivo de educar em direitos os sentenciados que cumprem pena nos regimes fechado e semiaberto do presídio local, desde que exerçam trabalho externo, fator que propicia a reinserção social.

Cine Debate

A primeira edição do projeto aconteceu em setembro de 2013, quando cerca de 100 pessoas assistiram a exibição do filme “Os Miseráveis”, musical inspirado na obra clássica de Vitor Hugo, escrita no século XIX. Ao final, foi realizado um debate filosófico conduzido por diretor de escola de filosofia.

A principal inovação da prática é garantir aos historicamente oprimidos o conhecimento de seus direitos por intermédio de uma educação popular, dotada de caráter político que garanta a sua autonomia.

A conscientização traduz caráter pedagógico, caracterizando-se como educação informal, pois onde há miséria e pobreza não há enunciação de direitos. Nesse contexto, o cinema se traduz em uma linguagem acessível, capaz de divulgar uma mensagem por uma forma descontraída.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >