Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Ressocializando o Verde


Por Ascom em 11 de abril de 2016

Desenvolvida pela Defensoria Pública em Curvelo, a ação “Ressocializando Verde” envolve reeducandos do Presídio Regional e alunos das escolas municipais. Por meio da iniciativa, os reeducandos produziram sacolas biodegradáveis que foram estampadas com frases e desenhos criados por estudantes e selecionados através de concurso. Também são divulgadas mensagens de promoção institucional, preservação ambiental, prevenção criminal e dignidade humana, além de telefones de denúncia de violações de direitos. As sacolas produzidas são vendidas para o comércio local de Curvelo.

Ressocializando Verde 02

Diversos parceiros viabilizam a realização da prática. Maquinário e suprimentos foram custeados pela Associação de Proteção Ambiental de Curvelo (ARPA). A Empresa Júnior da Faculdade Arquidiocesana de Curvelo oferece suporte administrativo e faz o escoamento da produção. A renda obtida com a venda das sacolas é usada para a manutenção das próprias máquinas e aquisição da matéria prima necessária para a confecção do produto, além de ser revertida para a Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac), de modo a fomentar sua instalação na comarca.

Também são parceiros e colaboradores da ação: a Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais (Adep-MG), Presídio Regional de Curvelo, Câmara Municipal de Curvelo, Prefeitura Municipal de Curvelo, por meio da Secretaria de Educação e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, e supermercados e comerciantes locais.

Ressocializando Verde 01

São benefícios alcançados pela iniciativa: ampla divulgação da Instituição; formação profissional do reeducando, sua valorização como ser humano e cidadão de direitos e deveres; promoção da educação em direitos e deveres; proteção e conscientização ambiental e contribuição para a redução da criminalidade na comarca. Outro ponto de destaque é o envolvimento de diversos atores por meio da atuação em rede estabelecida pela Defensoria Pública, interligando diversas entidades em prol de causas comuns, criando diálogos antes inexistentes.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >