Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Mutirão da Defensoria de Minas Gerais atende mais de 450 famílias em Uberlândia


Por Ascom em 14 de maio de 2019

Mais de 450 famílias foram atendidas durante o “Mutirão das Famílias” promovido pela Defensoria Pública em Uberlândia, na sexta (10/5). Esta foi a quarta edição do evento na comarca.

Foram atendidas demandas como requerimento para casamento civil com isenção de custas; divórcio; formalização ou dissolução de união estável; regulamentação de guarda e visitas; conversão de união estável em casamento; entre outras.

As soluções foram buscadas, preferencialmente, por via extrajudicial. Para as demandas que não puderam ser resolvidas de forma consensual, serão ajuizadas ações. No total, foram atendidas 463 famílias.

A abertura contou com a presença de diversas autoridades

O mutirão aconteceu de forma dinâmica. O coordenador Local em Uberlândia, defensor público Clayton Rodrigues Sabino Barbosa, explica que “para aqueles que se inscreveram no início de abril já foram feitas a intimação da outra parte e a ação. Nesse caso, essas pessoas já pegaram o resultado final durante o mutirão”.

Durante todo o dia, defensores públicos atenderam os inscritos, orientando sobre os processos que já foram ajuizados e recebendo a documentação para as ações que serão propostas.

Em uma segunda etapa, o Poder Judiciário e o Ministério Público irão determinar uma data para marcação concentrada de audiência de homologação, ratificação ou de conciliação das ações judiciais interpostas.

Promover a estruturação familiar e colaborar para a prevenção da inserção dos jovens na criminalidade foram os principais objetivos da iniciativa.

Participaram da abertura do evento o assessor institucional, Wilson Hallak Rocha, representando o defensor público-geral de Minas Gerais, Gério Patrocínio Soares; os coordenadores Local e da Regional Triângulo II, defensores públicos Clayton Rodrigues Sabino Barbosa e Evaldo Gonçalves da Cunha; além dos defensores da comarca e autoridades locais.

Apoio

De iniciativa da unidade da Defensoria Pública em Uberlândia, o “Mutirão das Famílias” contou com o apoio do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Ministério Público, Prefeitura de Uberlândia, Câmara Municipal, cartório de Registro Civil, Adep-MG, Grafiti Comunicação Total, Aline Editora e Artes Gráficas e Icasu.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >