Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Identidade visual


A composição da marca gráfica oficial da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais – logotipo e slogan – e sua identidade visual têm o propósito de representar graficamente os valores e conceitos que caracterizam e constituem a atividade profissional da Instituição, dentre eles o de garantir o acesso à Justiça e cidadania aos mais necessitados, assegurando a democratização do Sistema de Justiça.

dpmg_logo_cor-3cm

Qualidade nos materiais de parceria e apoio

Para solicitar materiais de divulgação de eventos novos, o interessado deve, primeiro, procurar a Coordenadoria de Projetos e Convênios (CooProC), que analisará a viabilidade do evento.

Peças gráficas elaboradas externamente (apoio ou parceria) devem solicitar a autorização de uso da marca gráfica junto à Administração Superior – gabinete@defensoria.mg.def.br

O arquivo a ser aplicado nas peças gráficas será enviado, por ordem do Gabinete, pelo setor de comunicação visual da Ascom/DPMG. Posteriormente, um profissional do setor verificará e aprovará a inserção da marca, dando cumprimento à determinação de garantir a qualidade e a padronização da identidade visual. Portanto, aplicar a marca gráfica da Defensoria Pública de Minas Gerais necessita da aprovação da Ascom/DPMG.

Orientações e regras de aplicação da marca

USO OBRIGATÓRIO – A utilização do logotipo oficial da Defensoria Pública de Minas Gerais é obrigatória para a confecção de peças processuais e para as demais comunicações internas e externas, por meio de papel impresso ou digital, posicionada na parte superior da folha de forma centralizada.

  • Não excluir elementos.
  • Não distorcer.
  • Não alterar as cores, o alinhamento e a proporção dos elementos.
  • Não aplicar sombra.
  • Não rotacionar.
  • Não utilizar sobre fundo sólido (chapado), fotográfico ou textura que comprometa a legibilidade, dando preferência ao fundo claro.
  • Redução máxima: 2,5 cm, com margem de 1cm².

Enviar e-mail para comunicacaovisual@defensoria.mg.def.br , que verificará e aprovará a aplicação.

Em caso de dúvidas ou solicitar o arquivo da marca, consulte o setor de Comunicação Visual e Publicidade da Ascom:
Telefone: 31 3526 0513 | 0435
E-mail: comunicacaovisual@defensoria.mg.def.br

 

REGULAMENTAÇÃO

A assinatura gráfica institucional da Defensoria Pública de Minas Gerais está regulamentada pela Resolução 075/2012, com alteração do artigo 8º pela Resolução 115/2017. Sua utilização está a cargo do setor de comunicação visual e publicidade da Assessoria de Comunicação.

A resolução estabelece a responsabilidade do gerenciamento do uso da marca oficial à Ascom. Cabe ao setor comunicação visual e publicidade estabelecer padrão gráfico para os veículos de comunicação e demais sistemas visuais utilizados pela DPMG, além de assegurar a correta aplicação da identidade visual da Instituição nos materiais impressos, peças de comunicação e identificação utilizadas pelo Gabinete, pelas diversas áreas e setores da Instituição, incluindo as unidades no Interior do estado, além de gerenciar a utilização em peças elaboradas por terceiros em que a DPMG esteja na condição de parceira ou apoiadora.