Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Esdep promove curso de primeiros socorros para público interno


Por Ascom em 16 de abril de 2018

A Escola Superior da Defensoria Pública de Minas Gerais (Esdep) promoveu, na sexta-feira (13/04), o curso “Primeiros Socorros”, com palestras das enfermeiras do Serviço Médico de Atendimento de Urgência (Samu), Cristina Gomes Ribeiro e Gisele Fraguas.

A capacitação foi realizada no auditório da sede I da DPMG em Belo Horizonte e contou com a participação de assessor da Defensoria Pública-Geral, defensores públicos e servidores, em especial do setor de Atendimento. Apresentar noções básicas de primeiros socorros que possibilitem auxiliar a vítima até a chegada dos socorristas especialistas foi o objetivo principal do curso.

a_dsc_5300

As profissionais explicaram o funcionamento do Samu e em quais situações acionar o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar ou o Samu.

Utilizando também simulações feitas em manequins, Cristina Gomes Ribeiro e Gisele Fraguas explicaram procedimentos iniciais de socorro para casos de parada cardiorrespiratória, com manobra de ressuscitação cardiopulmonar; e situações de engasgo, que demandam a desobstrução das vias aéreas.

As enfermeiras ensinaram a diferenciar síndrome convulsiva e síndrome conversiva e abordaram, ainda, diabetes e hipoglicemia.

a_dsc_5307



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >