Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


DPMG inaugura novas instalações em Lagoa Santa


Por Ascom em 6 de dezembro de 2017

A Defensoria Pública de Minas Gerais inaugurou, na terça-feira (05/12), as novas instalações em Lagoa Santa, dando continuidade à política institucional de unidades custeadas com recursos próprios, possibilitando o exercício de sua autonomia e melhorias para os assistidos e defensores públicos.

A solenidade foi presidida pela defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard, com a presença do coordenador local em Lagoa Santa, Vinícius Lopes Martins; da procuradora-geral do município, Juliana Pontes, representando o prefeito, Rogério Avelar; da diretora do Foro de Lagoa Santa, juíza Gislene Martins Meutzner; do diretor municipal de Turismo, Marcelo Monteiro; José Maria da Silva Júnior, representando o presidente da Câmara Municipal, vereador Juninho Fagundes; do presidente da 151ª Subseção da OAB, Wendell Maciel Ribeiro; do comandante da 181ª Cia de Polícia Militar, capitão Sandro Corrêa Nogueira; do delegado de Polícia Civil, Flávio Rabelo Teymeny; dos tenentes coronéis Roberta Carlini e Luciana Brandão, representando o diretor do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa, cel. Edgar Ribeiro; do pastor Fidélis, representando a Diretoria Municipal de Esportes; do presidente e o assessor institucional da Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais (Adep-MG), Eduardo Cyrino Generoso e Sergio Riani; do chefe de gabinete da DPMG, Gério Patrocínio Soares; dos assessores da Defensoria-Geral, Roberta de Mesquita Ribeiro e João Paulo Torres Dias; da defensora pública em Ribeirão das Neves, Juliana Nunes Telésforo; dos defensores públicos aposentados, Ana Cristina Gonzaga e Alcimar Santos Viana; e do chefe do Centro de Segurança Institucional da DPMG, ten. cel. Westerson Guimarães.

Dispositivo de autoridades

O Hino Nacional foi executado pelo saxofonista, cabo Ramos, do Centro de Atividades Musicais da Polícia Militar

Descerramento da placa

A nova sede da DPMG em Lagoa Santa possui localização mais próxima ao Fórum e à rodoviária, facilitando o acesso dos cidadãos vulneráveis. As novas instalações são mais confortáveis e adequadas, com acessibilidade facilitada, sala de espera e atendimento do defensor público em sala individual, preservando a privacidade dos assistidos.

Foto da fachada

Recepção para atendimento inicial

Atualmente, a comarca conta com um defensor público, o coordenador local, Vinícius Lopes Martins, com atuação nas áreas de Família e Saúde, dois servidores e dois estagiários. São realizados 150 atendimentos mensais, com uma média de 30 novas ações por mês.

Público presente

Em seu discurso, a defensora-geral, Christiane Malard, enfatizou a valorização e o investimento da DPMG em sedes que, além de custeadas com recursos próprios, apresentam melhorias nas condições de trabalho dos defensores públicos e servidores e, consequentemente, do atendimento aos assistidos. “Hoje cumpro, com tranquilidade de espírito, mais um objetivo de nossa administração: inauguramos uma sede nova, confortável, acessível e com mais espaço tanto para os defensores públicos quanto para os nossos assistidos”, completou.

Defensora-geral, Christiane Neves Procópio Malard

Christiane Malard agradeceu ao coordenador local, Vinícius Lopes, por “prestar brilhantemente seus serviços aos cidadãos de Lagoa Santa, e aos servidores e estagiários que integram o corpo da Defensoria Pública”, disse.  Destacou, ainda, o trabalho e o apoio do coordenador da regional Metropolitana, Dante Otávio Simeão Gontijo, às Defensorias Públicas que integram a regional.

Por fim, a defensora-geral agradeceu aos parceiros: poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, Polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros. “Como disse Charles Chaplin, a persistência é o caminho do êxito. Vamos continuar com foco no destinatário de nossos serviços: o cidadão mineiro”, finalizou.

O coordenador local, Vinícius Lopes Martins, falou sobre as adequadas condições que o local oferece, ressaltando o benefício para o assistido que busca os serviços da Defensoria Pública. Vinícius Martins agradeceu, ainda, à Prefeitura de Lagoa Santa, “que por meio da Secretaria de Saúde e da Procuradoria Geral do Município, tem sido parceira, em especial na resolução das questões de saúde. Muitos casos estão sendo resolvidos extrajudicialmente, sendo positivo tanto para a Defensoria Pública quanto para o Município e, principalmente, para o beneficiário da causa”, completou.

Coordenador local da Defensoria Pública em Lagoa Santa, Vinícius Lopes Martins

A procuradora-geral do município, Juliana Pontes, disse que para o município é importante manter parcerias com a Defensoria Pública, “pois resguarda os diretos constitucionais do cidadão, de garantir o acesso à Justiça”.

Procuradora-geral do município, Juliana Pontes

“Parabéns para a Defensoria Pública pela estrutura compatível com a sua importância dentro do sistema de Justiça, na garantia da defesa igualitária dos direitos, principalmente dos cidadãos mais vulneráveis”, enfatizou a diretora do Foro de Lagoa Santa, juíza Gislene Martins Meutzner.

juíza Gislene Martins Meutzner

Para o presidente da Adep-MG, Eduardo Generoso, a inauguração da nova instalação representa uma evolução para o trabalhado do defensor público, permitindo que ele atenda, de forma adequada, digna e com qualidade, o cidadão carente.

Presidente da Adep-MG, Eduardo Cyrino Generoso

“Parabenizo a Defensoria Pública pela evolução na comarca e a iniciativa dos envolvidos em escolher um espaço com instalações adequadas e modernas para o melhor atendimento da população carente”, disse o presidente da 151ª Subseção da OAB, Wendell Maciel Ribeiro.

Presidente da 151ª Subseção da OAB, Wendell Maciel Ribeiro

Defensora-geral, Christiane Malard, acompanhada do presidente da Adep-MG, Eduardo Generoso; dos assessores da Defensoria-Geral, Roberta de Mesquita Ribeiro e João Paulo Torres Dias; do chefe de Gabinete, Gério Patrocínio Soares; do coordenador local da Defensoria Pública em Lagoa Santa, Vinícius Lopes Martins; do assessor institucional da Adep-MG, Sergio Riani; e dos defensores públicos aposentados, Ana Cristina Gonzaga e Alcimar Santos Viana

Clique aqui para ver mais fotos.

Saiu na mídia:

Vetor Norte Notícias.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >