Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


DPMG atua na comunidade Córrego do Feijão


Por Ascom em 15 de fevereiro de 2019

Após rompimento das barragens a Instituição se tornou a voz dos atingidos

A Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG) tem atuado de forma constante para garantir que os interesses e direitos da população atingida pelo rompimento das barragens da Mina do Córrego do Feijão sejam mantidos. Os atendimentos e orientações jurídicas e psicossociais acontecem no local de forma ininterrupta desde o dia 25 de janeiro, data do desastre.

De acordo com a defensora pública Carolina Morishita Mota Ferreira, subcoordenadora do Núcleo Estratégico para a Proteção de Vulneráveis em Situação de Crise, “as maiores demandas da comunidade, que tem ruas estreitas de terra e casas simples, são de locomoção e da perda da tranquilidade”. A lama interrompeu a estrada que ligava a região ao centro de Brumadinho, fazendo com que um percurso de alguns minutos tenha duração de horas.

Essas preocupações foram passadas à DPMG pela própria população, e estão em negociação com a Vale. Isso também afeta o comércio, já que, segundo a defensora pública, “não tem como chegar mercadoria”. Quem insiste em manter os negócios funcionando está gastando muito mais em compras, pois agora é preciso ir a Nova Lima buscar produtos. Outra dura realidade são as inevitáveis demissões no setor.

A Instituição atua como aliada estratégica da população e foi convidada pelos próprios moradores a integrar as reuniões da Comissão de Atingidos, sanando dúvidas e buscando compreender a dinâmica social da comunidade. Da mesma forma, a Defensoria Pública de Minas proporcionou que representantes da população participassem das reuniões e tratativas com a empresa causadora dos danos. 

Carolina Morishita está atuando na comunidade desde o início e conta que “a grande circulação de pessoas e o fluxo intenso de helicópteros dificulta conversas, atrapalha o sono e destelha casas”. E, revela que as principais demandas individuais no momento são transporte, aluguel social e apoio psicossocial.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

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