Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


DPMG promove Seminário Estadual “Conversa em Casa: Vozes e Batuques – Educação Popular e Defensoria”


Por Ascom em 13 de setembro de 2019

A Defensoria Pública de Minas Gerais, por meio da Escola Superior (Esdep MG) e da Câmara de Estudos de Solução de Conflitos pelos Métodos Adequados e Atuação Extrajudicial, promove o Seminário Estadual “Conversa em Casa: Vozes e Batuques – Educação Popular e Defensoria”. O evento acontece nos dias 3 e 4 de outubro, no auditório da Sede I da DPMG em Belo Horizonte.

O encontro tem como objetivo disseminar a atuação do defensor público frente aos temas da Câmara de Estudo, seja na solução de conflitos, por meio dos métodos adequados, seja por intermédio das diversas formas de sua atuação extrajudicial junto às comunidades e grupos vulneráveis.

Durante o evento, representantes de grupos sociais apresentarão suas vivências, lutas e experiências desenvolvidas com a Defensoria Pública.

A coordenadora da Câmara de Estudos de Solução de Conflitos pelos Métodos Adequados e Atuação Extrajudicial e organizadora do evento, defensora pública Francis de Oliveira Rabelo Coutinho, destaca a importância da iniciativa ao “apresentar a Defensoria Pública como espaço de construção cidadã e de transformação social”.

“Pretendemos demonstrar o potencial do trabalho extrajudicial do defensor com a educação em direitos e construção nas lutas sociais”, completa a coordenadora.

A abertura do encontro contará com a participação da convidada Duda Salabert, mulher trans, professora, ambientalista, vegana, mãe, ativista LGBT, fundadora da ONG Transvest e primeira transexual a concorrer ao Senado no Brasil.

Haverá também apresentações culturais e a roda de conversa “Vivências, Lutas e Construção Democrática”, com representantes das mulheres, negros e quilombolas, indígenas, LGBTQs, jovens, cidadãos que lutam pela moradia e pessoas com deficiência.

Na programação do segundo dia, a DPMG recebe grandes nomes e especialistas, que abordarão a temática da mediação sob variadas óticas, constelação sistêmica e diálogo entre entes públicos e movimentos sociais.

O seminário é voltado para integrantes e convidados de grupos sociais, estudantes, defensores públicos, servidores, estagiários, mediadores, professores, advogados populares, ativistas de direitos humanos, lideranças comunitárias e profissionais ligados ao uso dos métodos adequados de solução de conflitos.

As inscrições são gratuitas e limitadas e devem ser feitas pelo site: escolasuperior.mg.def.br/eventos/.

Clique aqui para ver a programação completa.

Clique aqui para se inscrever.

SERVIÇO:

Seminário Estadual “Conversa em Casa: Vozes e Batuques – Educação Popular e Defensoria”

Datas: 3 e 4 /10/2019

Horários: 3/10 – 19h

                    4/10 – 9h às 13h e 14h às 18h

Local: Auditório da Sede I da DPMG – Rua dos Guajajaras 1.707, 2º andar, Barro Preto, BH



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >