Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


DPMG apoia o movimento Outubro Rosa


Por Ascom em 3 de outubro de 2018

Movimento mundial, que estimula a conscientização da sociedade para a prevenção do câncer de mama e seu diagnóstico precoce, o Outubro Rosa é apoiado pela Defensoria Pública do Estado desde 2013

O câncer é considerado um problema de saúde pública em todo o mundo e sua incidência cresceu 20% na última década. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo mais comum em mulheres em todo o mundo. A cada ano, a América Latina tem cerca de 115 mil novos casos, sendo cerca de 60 mil provenientes do Brasil. É a segunda causa de morte por doença no país. A recomendação do Ministério da Saúde – assim como a da Organização Mundial da Saúde e a de outros países – é a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) em mulheres de 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos. O exame pode ajudar a reduzir a mortalidade por câncer de mama. Quando a doença é detectada no estágio inicial, a chance de cura é de 90%. Com o diagnóstico em estágios mais avançados, a probabilidade de cura é em torno de 30%.

Sintomas – Durante o autoexame, é possível verificar se há indício de alguns dos sintomas, como presença de caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); e pequenos nódulos localizados embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.

Prevenção – Existem medidas que podem evitar a ocorrência do câncer, como a prática regular de atividade física, ter alimentação saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e amamentar. Além do autoexame, fazer check-up médico para diagnóstico precoce e prevenção da recidiva.

Outubro Rosa – O movimento “Outubro Rosa” surgiu nos Estados Unidos, na década de 1990, para envolver a população no controle do câncer de mama. O nome remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra a doença, estimulando a participação da população, empresas e instituições públicas. Anualmente, são realizadas campanhas informativas voltadas para a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

Procure a unidade de saúde do seu município e participe das atividades relacionadas ao Outubro Rosa.

A fachada do prédio da sede I da DPMG na Capital ganha, nesse mês, iluminação na cor rosa para lembrar sobre a prevenção ao câncer de mama



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >