Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoria Pública e Arquidiocese de BH organizam ações sociais para o II Dia Mundial dos Pobres


Por Ascom em 18 de outubro de 2018

Orientações jurídicas, campanha solidária, apoio psicológico, alimentação, serviços de saúde, lazer e cuidados pessoais serão realizados na Capital e em mais cinco municípios da Região Metropolitana durante os meses de outubro e novembro

Um conjunto de serviços serão oferecidos pela Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG) em solidariedade ao II Dia Mundial dos Pobres, em Nova Lima (dia 20/10), Bonfim (26/10), Pedro Leopoldo (07/11), Ibirité (09/11), Belo Horizonte (13/11) e Betim (22/11). O mutirão é resultado de parceria firmada entre a DPMG e a Arquidiocese de Belo Horizonte em favor dos necessitados e do aprimoramento do atendimento ao cidadão hipossuficiente.

Nesses dias, a Defensoria Pública realizará mutirão de orientação jurídica e ações psicossociais voltadas ao acesso à cidadania. Em conjunto, também serão arrecadadas doações de roupas e alimentos, que serão distribuídos nos dias dos eventos.

Mutirão de orientação jurídica e ações psicossociais

Nova Lima – A primeira cidade a receber o mutirão será Nova Lima. O mutirão será realizado no sábado, dia 20/10, de 9 às 14 horas, com a presença de defensores públicos e diversos parceiros, atendendo e ajudando as pessoas mais necessitadas, na sede da Paróquia Nossa Senhora do Pilar, praça Bernardino de Lima, 97, no Centro.

Clique aqui para ver o cartaz com a programação completa.

Bonfim – O mutirão será realizado na sexta-feira, dia 26/10, das 8 às 12 horas, no Cantinho do Vale, na rua Padre Antônio Guilherme Pires da Costa, 13, no Centro.

Clique aqui para ver o cartaz com a programação completa.

Pedro Leopoldo – As atividades serão realizadas na quarta-feira, dia 07/11, das 9 às 13 horas, na sede do CRAS de Pedro Leopoldo, situada na rua Pergentino Souza Santos, 320, bairro Teotônio Batista de Freitas.

Clique aqui para ver o cartaz com a programação completa.

Ibirité – Recebe o mutirão na sexta-feira, dia 09/11, das 8 às 18 horas, na sede da Paróquia Nossa Senhora das Graças, rua Hilário Ferreira de Freitas, 166, Centro.

Clique aqui para ver o cartaz com a programação completa.

Belo Horizonte – No dia 13/11, terça-feira, de 9 às 13 horas, o mutirão se realizará na Serraria Souza Pinto, avenida Assis Chateaubriand, 899, no Centro. Até o dia 12 de novembro, Defensoria Pública e a Acolhida Solidária Dom Luciano Mendes de Almeida estarão recebendo roupas em campanha solidária para pessoas em situação de rua.

Clique aqui para ver o cartaz com a programação e os endereços de entrega das doações.

Betim – O mutirão será realizado na sexta-feira, dia 22/11, das 09 às 16 horas, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, nº 122, Centro. Outras atividades serão desenvolvidas entre os dias 18 a 28/11.

Clique aqui para ver o cartaz com a programação e os endereços de entrega das doações.

DIA MUNDIAL DOS POBRES

A data foi instituída pelo líder da Igreja Católica e será celebrada pela segunda vez neste ano nos meses de outubro e novembro. Por meio de mensagem publicada no dia 13 de junho, o Papa Francisco diz que estamos rodeados por tantas formas de pobreza. É preciso “compreender quem são os verdadeiros pobres para os quais somos chamados a dirigir o olhar a fim de escutar o seu clamor e reconhecer as suas necessidades”. E roga para aqueles “a quem foram impostas as mãos para o serviço dos pobres a viver este Dia Mundial como um momento privilegiado de nova evangelização. Neste dia, sintamo-nos todos devedores para com eles”.

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Otacílio, que está à frente da organização do evento na região, também pede a todos que abracem esse presente dado pelo Papa Francisco. “Quando nós nos empenhamos em favor dos pobres, nós nos revitalizamos e nos revigoramos”, disse ele.

DPMG

A iniciativa corresponde à missão da Defensoria Pública em promover os direitos humanos e a defesa dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados. Consagrada como um dos pilares do Estado Democrático de Direito brasileiro pela Constituição Federal de 1988, a Defensoria Pública é importante ator político na elaboração de ações estratégicas para a democratização do acesso ao sistema de justiça. São seus papéis a redução das desigualdades sociais e a defesa de direitos e garantias individuais de pessoas em situação de vulnerabilidade.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >