Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoria Pública é a instituição mais bem avaliada pela população


Por Ascom em 3 de dezembro de 2019

A Defensoria Pública é a instituição do Sistema de Justiça mais bem avaliada pela sociedade: 78% dos brasileiros aprovam a atuação do órgão.

O dado consta no Estudo Sobre a Imagem do Poder Judiciário Brasileiro, pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), por encomenda da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB).

Conforme o estudo, lançado oficialmente nesta segunda-feira (2/12), a Defensoria foi apontada pela pesquisa como a instituição mais conhecida, mais confiável e a mais bem avaliada entre os órgãos do Sistema de Justiça.

Os 78% de aprovação, o maior índice obtido na avaliação feita pela sociedade, mostram que as pessoas entrevistadas consideram a atuação da Defensoria como “ótima + boa” ou “regular”.

Na avaliação do quesito confiança entre os cidadãos e cidadãs, a Defensoria Pública também alcançou o maior índice entre as instituições pesquisadas: 59%.

A Defensoria ainda é líder na análise de sua atuação feita por advogados: 86% desses profissionais do Direito consideram a Defensoria “ótima + boa” ou “regular”.

Para o defensor público-geral do Estado de Minas Gerais, Gério Patrocínio Soares, a pesquisa aponta que a Defensoria Pública é atualmente a instituição que está mais próxima da população.

“Isso demonstra a efetividade da comunicação da Defensoria com a sociedade.  A Defensoria busca constantemente a melhor prestação de serviço para a população e, além da orientação jurídica e a defesa dos vulneráveis, a busca pela melhoria do atendimento passa pela atuação extrajudicial, pela participação em políticas públicas e pela efetiva educação em direitos dos cidadãos”, observa Gério Soares.

Na visão do defensor-geral de Minas, o estudo demonstra ainda a necessidade da parceria entre todos os órgãos do Sistema de Justiça, em prol da população.  “A Defensoria Pública mineira reafirma seu compromisso de dar as mãos às demais instituições para, cada vez mais, oferecer a melhor prestação de serviços para os nossos assistidos”, afirma Soares.

DPMG

A Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais conta atualmente com a atuação de 637 defensores públicos e está instalada em 110 comarcas do estado.

Em 2018, a DPMG prestou 667.130 atendimentos em todo o Estado. Neste ano, até o mês de novembro, foram 600.893. 

A pesquisa

Conforme informações da AMB, a coleta de dados ocorreu no período de agosto de 2018 a outubro de 2019. Foram entrevistadas mais de 2,5 mil pessoas, entre cidadãos, advogados e defensores públicos, em todas as regiões do País.

Judiciário

Na análise entre Poderes, o Estudo mostra que o Judiciário é o único em que mais da metade dos entrevistados (52%), disse confiar.

Clique aqui para ler a pesquisa.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >