Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoria Pública de Minas e Arquidiocese de BH promovem o III Dia Mundial dos Pobres


Por Ascom em 18 de novembro de 2019

A Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, em conjunto com a Arquidiocese de Belo Horizonte e demais parceiros, e inspirada pelo Dia Mundial dos Pobres instituído pelo Papa Francisco irá realizar, em 19 de novembro, o “III Dia Mundial dos Pobres – Mutirão de orientação jurídica e ações psicossociais para o acesso à cidadania”. O público estimado do evento é de 600 pessoas na Serraria Souza Pinto.

O objetivo da ação é prestar orientação jurídica e psicossocial visando à promoção dos direitos humanos e à defesa dos assistidos que estão em situação de rua, sofrimento, miséria, marginalização, violência, tortura, egressos do sistema prisional, enfermidades, desemprego, tráfico de pessoas, dentre outras.

Serão oferecidas ao público presente atividades de recreação, orientações na área de saúde, jurídicas, alimentação (café da manhã e almoço), cuidados pessoais (corte de cabelo, manicure e pedicure), obtenção de 2ª via de registros civis (certidão de nascimento, casamento e óbito), bazar solidário de roupas, oficinas recreativas , oficinas do Sesc (confecção de pulseiras e chaveiros),  dentre outras.

Estão confirmados os seguintes parceiros e apoiadores: Polícia Militar, Instituto Técnico dos Cabeleireiros – ITC, Igreja Quadrangular – Pastor Jonas Ângelo, Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais, (Adra), Recivil, Defensoria Pública da União, Projeto Bom na Bola Bom na Vida, Toca de Assis, Servas, Sesc, Supermercados BH, Hospital na Residência.

A ação será realizada em Belo Horizonte no dia 19 de novembro, entre 9 e 13 horas, na Serraria Souza Pinto, Centro.  Além da Capital, o evento acontecerá em Ibirité, no dia 9 de novembro, na Igreja da Comunidade São Judas Tadeu (Rua Hilário Ferreira de Freitas 166, Centro), de 7 às 18 horas.

DIA MUNDIAL DOS POBRES

A data foi instituída pelo líder da Igreja Católica e será celebrada pela terceira vez. Por meio de mensagem, o Papa Francisco diz que estamos rodeados por tantas formas de pobreza. “É preciso compreender quem são os verdadeiros pobres para os quais somos chamados a dirigir o olhar a fim de escutar o seu clamor e reconhecer as suas necessidades”. E roga para aqueles “a quem foram impostas as mãos para o serviço dos pobres a viver este Dia Mundial como um momento privilegiado de nova evangelização. Neste dia, sintamo-nos todos devedores para com eles”.

DPMG

A iniciativa corresponde à missão da Defensoria Pública em promover os direitos humanos e a defesa dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados. Consagrada como um dos pilares do Estado Democrático de Direito brasileiro pela Constituição Federal de 1988, a Defensoria Pública é importante ator político na elaboração de ações estratégicas para a democratização do acesso ao sistema de justiça. São seus papéis a redução das desigualdades sociais e a defesa de direitos e garantias individuais de pessoas em situação de vulnerabilidade.

SERVIÇO

III DIA MUNDIAL DOS POBRES – MUTIRÃO DE ORIENTAÇÃO JURÍDICA E AÇÕES PSICOSSOCIAIS PARA O ACESSO À CIDADANIA”

DATA: 9 de novembro (Ibirité) e 19 de novembro (Belo Horizonte)

LOCAL: Ibirité: Igreja da Comunidade São Judas Tadeu (Rua Hilário Ferreira de Freitas 166, Centro), das 7 às 18 horas

                Belo Horizonte: Serraria Souza Pinto (Av. Assis Chateaubriand 889, Centro), das 9 às 13 horas.

INFORMAÇÕES: Assessoria de Comunicação DPMG (31) 3526-0510/0514/0456

                               Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política da Arquidiocese de BH: (31) 3422-6122

 



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >