Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoria Pública apoia campanha Janeiro Branco


Por Ascom em 7 de janeiro de 2019

O projeto “Janeiro Branco” torna este mês um marco temporal estratégico para que as pessoas reflitam e tenham ações em prol da saúde mental e da felicidade, em relação a si e à qualidade de seus relacionamentos. Trata-se de um movimento com a missão de inspirar as pessoas, ajudando o mundo a ser um lugar melhor.

Criado em 2014 por profissionais da saúde mental – psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais – de Minas Gerais, a campanha tem por objetivo chamar a atenção da sociedade para o tema. O foco das ações está na prevenção e no combate ao adoecimento emocional, usando como estratégia a difusão de condutas que propiciam o bem-estar e a convivência social, desconstruindo preconceitos e promovendo o cuidado da mente.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, saúde mental é “um estado de bem-estar no qual o indivíduo percebe o seu próprio potencial, é capaz de lidar com o stress normal da vida, trabalhar de forma produtiva e frutífera e contribuir para a sua comunidade”. Assim, a escolha do mês e da cor coincide com a renovação do ano e convida a sociedade a repensar a vida e os relacionamentos.

Para entender a importância do assunto, o site janeirobranco.com.br aponta dados de problemas de ordem mental, social e comportamental. Condições sociais, econômicas e físicas podem agravar o problema, causando, por exemplo, crises de ansiedade e depressão.

Em conformidade com o seu dever de promover a cidadania, a Defensoria Pública de Minas Gerais apoia a iniciativa e colabora com a campanha por meio das suas áreas de atuação, em especial a Defensoria Especializada de Saúde e o Centro Psicossocial, que atende e acolhe, dentre outras demandas, pessoas com transtornos mentais.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >