Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Dia Nacional da Defensoria Pública, celebrado em 19 de maio, será marcado por diversas atividades em todo o Brasil


Por Ascom em 13 de maio de 2019

As ações promovidas pela Defensoria Pública de Minas Gerais, para celebrar a Semana da Defensoria Pública 2019, começam no dia 20 de maio, com atendimento de defensores públicos na Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte.

A atividade, que será organizada pela Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais (Adep-MG), com o apoio da Defensoria mineira, acontece das 9 às 12 horas, no quarteirão fechado da Rua Carijós, em frente ao UAI.

Cerca de 20 defensores estarão disponíveis para prestar orientações jurídicas e esclarecimentos em diversas áreas, como saúde, criminal, civil e direitos das mulheres, tema da campanha deste ano da Associação Nacional (Anadep) – “Em Defesa Delas: defensoras e defensores públicos pela garantia dos direitos das mulheres”.

Na terça-feira (21/5), acontece o já tradicional “Café com Assistidos”. Às 8 horas, os defensores públicos compartilham o café da manhã com os cidadãos que comparecerem ao atendimento inicial da Defensoria de Minas na sede I da Capital. O evento é patrocinado pela Adep-MG.

O coach, administrador de empresas e psicólogo Moacyr Castellani vai abrir a programação da quarta-feira (22/5), com a palestra “Competências profissionais e carreira em um mundo VUCA”. O evento, aberto ao público, será no auditório da sede I.  Haverá sorteio de brindes e cabines para fotos instantâneas. No mesmo dia haverá exposição de artesanato da Mãos de Minas.  A mostra permanece até a quinta-feira (23/5) no foyer de acesso ao auditório.

O Casamento Comunitário para 500 casais no Ginásio do Mineirinho é a atração do dia 24. Está estimada a presença de cerca de 8 mil pessoas na cerimônia, entre noivos, convidados, autoridades, apoiadores, colaboradores e imprensa.

Uma ampla rede de solidariedade sustenta a grandiosidade do evento. Várias instituições, empresas e profissionais aceitaram o desafio e são parceiros da iniciativa, o que possibilitará a realização de uma bela cerimônia, com direito a tapete vermelho, entrada ao som da marcha nupcial executada pela Banda da Polícia Militar de Minas Gerais, troca de alianças, ornamentação especial, entre outros detalhes.

No domingo (26/5), começa o VIII Concurso Público, de Provas e Títulos para Ingresso na Carreira da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais. No dia, os candidatos farão a primeira etapa, com prova objetiva de múltipla escolha. O certame terá cinco etapas no total.

Além da programação na Capital, haverá também ações no interior do estado.

As atividades são realizadas pela Defensoria Pública de Minas Gerais, por meio da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias (CooProC), e da Coordenadoria Regional de Famílias e Sucessões da Capital, da Esdep MG, com o apoio da Adep-MG.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >