Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoria Pública participa de debate sobre intolerância e violência política


Por Ascom em 4 de dezembro de 2018

Ações contra o problema foram discutidas na audiência pública realizada pelo parlamento mineiro

A abertura de diálogo com a sociedade para debater e formatar um modelo de acolhimento institucional dos casos de violência política foi proposta pelo coordenador do Centro de Desenvolvimento Institucional da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), Rômulo Luis Veloso de Carvalho, durante audiência pública da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O coordenador representou o defensor público-geral do Estado, Gério Patrocínio Soares, no debate que foi realizado na sexta-feira (30/11), com o objetivo de discutir a atuação conjunta das instituições públicas e da sociedade civil organizada no combate ao crescimento da violência política.

Divulgar o Observatório da Violência Política de Minas Gerais também foi intuito da audiência pública. Criado em outubro deste ano por iniciativa da deputada estadual Marília Campos, o Observatório atuará como uma rede emergencial de proteção a vítimas de intolerância política e eleitoral. A rede cuidará, ainda, da análise das denúncias e da articulação institucional para que sejam feitos os encaminhamentos e exigidas as respostas cabíveis para coibir as violências. Participam do Observatório movimentos, organizações e instituições como a UFMG e o Ministério Público.

Além de parlamentares, a reunião contou com a participação de representantes de diversos órgãos e instituições ligadas ao tema.

Defensor público Rômulo Luis Veloso de Carvalho: “a Defensoria Pública precisa refletir sobre como vai se preparar para receber de forma eficaz essas demandas”

Crédito das fotos: Ricardo Barbosa/ALMG

Fonte: Ascom / DPMG, com informações da ALMG (03/12/2018)



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >