Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoria Pública inaugura novas instalações em Varginha


Por Ascom em 14 de novembro de 2017

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) inaugurou novas instalações da Instituição na comarca de Varginha. A solenidade, ocorrida na manhã da sexta-feira, dia 10, contou com a participação da defensora pública-geral do Estado, Christiane Neves Procópio Malard.

A nova sede oferece melhor estrutura de trabalho aos defensores públicos e servidores, além de maior conforto e privacidade para os assistidos. A iniciativa dá continuidade à política institucional da DPMG de instalação de unidades melhor estruturadas e custeadas com recursos próprios, visando à padronização do atendimento da Defensoria Pública, em um conceito de humanização e dignidade do atendimento aos nossos assistidos.

Descerramento da placa de inauguração

Ao iniciar sua fala, a defensora pública-geral do Estado, Christiane Neves Procópio Malard, agradeceu e destacou o apoio da deputada estadual Geisa Teixeira, às causas da Defensoria Pública, do prefeito de Varginha, Antônio Silva e do vice, Verdi Lúcio Melo. “Sem os convênios e os termos de cooperação técnica firmados com a Prefeitura, não seria possível a estruturação desta sede e a execução e a prestação dos serviços com a eficiência que tem ocorrido atualmente. A cessão de servidores e de jovens aprendizes tem agilizado e potencializado a atuação dos defensores públicos e dos demais servidores desta unidade”.

Emocionada, Christiane Malard, fez seus agradecimentos ao coordenador Local, defensor público, Márcio Salgado Almeida. “Hoje se concretiza na comarca de Varginha um projeto de um sonho muito maior”. Ao mencionar as recentes inaugurações de novas instalações da DPMG em Boa Esperança, Três Pontas, Pouso Alegre e Camanducaia, além de Varginha, destacou que a iniciativa integra a política institucional de valorização do cidadão e dos membros e de autonomia da Defensoria Pública. “Márcio Salgado participou do plantio dessas sementes. Agradeço seu apoio e acredito que estamos colhendo os frutos dessa semente em todo o Estado de Minas Gerais”.

Defensora pública-geral, Christiane Malard

Ao afirmar que a história da DPMG é caracterizada por “constantes superações e afirmações”, a DPG destacou que, com a inauguração da nova sede em Varginha, “comemoramos a subida de mais um importante degrau na construção de uma Defensoria Pública forte, autônoma e cidadã”.

Christiane Malard ressaltou as vantagens das novas instalações da unidade – melhor estruturação e conforto, proximidade com o fórum e salas individuais, que possibilitam um atendimento com mais privacidade e acolhimento, – e destacou que os avanços institucionais marcam a atual gestão, beneficiando os assistidos e os “valorosos profissionais que aqui trabalham”.

A defensora-geral frisou o trabalho dos coordenadores Regional e Local, Diléia Teixeira e Márcio Salgado, “no avanço que comemoramos hoje”, e agradeceu o empenho dos defensores públicos da comarca: Wener Trindade, Heitor Baldez, Rodrigo Murad, Thais Vani Bemfica, Priscila Angélica e Eline Viviane. “A comarca participa há sucessivos anos do Mutirão “Direito a Ter Pai”. Daqui saiu o pioneiro trabalho do defensor Rodrigo Murad, envolvendo atendimento por videoconferência de reclusos. Todos vocês honram e dignificam o trabalho da Defensoria”, afirmou.

Defensora-geral: reflexão e agradecimentos

Ao final, deixou uma mensagem de agradecimento aos parceiros da Instituição, Prefeitura Municipal, Estado de Minas Gerais, Tribunal de Justiça, Poder Legislativo estadual, Câmara Municipal, Ministério Público, Ordem dos Advogados e Polícias Militar e Civil. “A Defensoria Pública e seus parceiros estão ao lado do cidadão carente, do vulnerável, do marginalizado, do descamisado e do discriminado. A Defensoria sempre será um pilar, cada vez mais forte, de obstáculo à opressão e de consolidação do Estado de Direito”, concluiu.

O coordenador Local, defensor público Márcio Salgado Almeida, destacou que “a inauguração de uma nova sede, mais estruturada, com maior capacidade de atendimento, com conforto e privacidade, representa um momento marcante e de extrema importância para nós, defensores públicos. A partir de agora, os assistidos contarão com muito melhor estrutura pra serem recebidos e acolhidos na casa da cidadania”, frisou.

Coordenador Local, Márcio Salgado

Márcio Salgado salientou que é “imprescindível e louvável o esforço contínuo para expandir e melhorar cada vez mais o atendimento de cada unidade da Defensoria Pública, com o propósito de atingir a expectativa da população de cada comarca em relação à obtenção de um serviço público de assistência jurídica de qualidade, que proporcione verdadeiro acesso à justiça”.

O coordenador Local registrou gratidão à defensora pública-geral, Christiane Malard, “pela atenção sempre especial dispensada à Defensoria Pública em Varginha, pela compreensão das dificuldades enfrentadas na sede antiga, e pela rápida conclusão dos trâmites administrativos que nos permite ter hoje uma sede à altura da demanda”.

O Hino Nacional foi executado pelo saxofonista músico do Centro de Apoio Administrativo da 6ª Região da PMMG, soldado Josiel Freitas

A deputada estadual Geisa Teixeira parabenizou os defensores públicos “pelo brilhante e importante papel, que torna mais forte o Estado de Direito, a partir do momento em que aqueles cidadãos e cidadãs têm o direito a um defensor público. Inaugurar esse espaço é motivo de grande alegria. Sinto-me honrada em participar desse momento”, destacou.

Geisa Teixeira chamou a atenção para a atuação da defensora pública-geral, Christiane Malard, “nos nossos debates calorosos na Assembleia Legislativa de Minas em defesa dos direitos da mulher, através da nossa Comissão Extraordinária das Mulheres, cujo tema principal sempre é voltado para a violência contra as mulheres”.

Deputada estadual Geisa Teixeira

O prefeito de Varginha, Antônio Silva, disse que participava “com alegria da inauguração de uma sede condigna, que mostra o compromisso da Defensoria Pública em oferecer dignidade às pessoas que ela atende. Expressamos o reconhecimento da comunidade pelo trabalho que a Instituição faz em Varginha e reafirmamos o apoio do município às atividades da DPMG”, frisou.

Prefeito de Varginha, Antônio Silva

O presidente da Câmara Municipal, vereador Zacarias Abrão Piva, destacou que

“a Defensoria Pública é uma instituição muito especial, muito importante para a nossa sociedade. O município tudo tem feito para estreitar a parceria com a DPMG.  Atender as pessoas com baixa vulnerabilidade social é o mais importante que podemos fazer, pois vamos de encontro aos principais problemas das famílias. Que a Defensoria Pública faça da nova sede um lar para as pessoas pobres”, ressaltou.

Presidente da Câmara Municipal, vereador Zacarias Abrão Piva

O presidente da Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais (Adep-MG), Eduardo Cyrino Generoso, destacou participar com alegria da inauguração de uma nova sede, “com condições de trabalho adequadas para atender o cidadão carente, que não tem condições para constituir um advogado. No novo espaço, o defensor público pode realizar o seu trabalho com celeridade e melhor acolhimento aos que procurem a Defensoria Pública de Minas Gerais. É com muita alegria que estamos aqui fazendo essa inauguração”, afirmou.

Presidente da Adep-MG, Eduardo Cyrino Generoso

O pastor cb. PM Claudinei Martins, também, assessor Militar da Defensoria Pública, abençoou o local

Presenças

A cerimônia contou, ainda, com a presença de várias autoridades, entre elas, o vice-prefeito, Verdi Lúcio Melo; os procuradores federais, Dauri Ribeiro e Flávio Matioli; a procuradora estadual, Maria Carolina Sampaio; o procurador-geral do município, Evandro Marcelo dos Santos; o vereador, delegado Celso Ávila Prado; delegado Roberto Alves Barbosa, representando o chefe da Polícia Civil, João Otacílio; o comandante da Guarda Civil Municipal, Gérson Alves Trindade; o comandante do 9º Batalhão do Corpo de Bombeiros, major Winderson; o capitão PM Alexandre Milhomem Silva, representando o comandante do 24º BPM, tenente-coronel Hudson Abner Pinto; 1º tenente comandante da 1ª Companhia de Varginha, Marcelo Ventura; o secretário-geral adjunto da Ordem dos Advogados do Brasil, Alexandre Prado, representando o presidente da 20ª Subseção da Ordem, Ubirajara Franco Rodrigues; os defensores públicos em atuação na comarca, Wener Trindade Mendonça, Priscilla Angélica do Nascimento, e Eline Viviane Marcelo; o defensor público aposentado Hélio Nascimento; além do chefe de gabinete da DPMG, Gério Patrocínio Soares; o assessor de Planejamento e Infraestrutura, Rafael de Freitas Cunha Lins; o chefe do Centro de Segurança Institucional, tenente coronel Westerson Guimarães Pinto.

Delegado Roberto Alves Barbosa; procurador federal, Dauri Ribeiro; vice-prefeito, Verdi Lúcio Melo; presidente da Câmara Municipal, vereador Zacarias Abrão Piva; prefeito de Varginha, Antônio Silva; deputada estadual Geisa Teixeira; e a DPG Christiane Malard

Comandante da Guarda Civil Municipal, Gérson Alves Trindade; comandante do 9º Batalhão do Corpo de Bombeiros, major Winderson; capitão PM Alexandre Milhomem Silva; secretário-geral adjunto da OAB/MG, Alexandre Prado; presidente da Adep-MG, Eduardo Cyrino Generoso; coordenador Local, defensor público Márcio Salgado Almeida; delegado Roberto Alves Barbosa; procurador federal, Dauri Ribeiro; vice-prefeito, Verdi Lúcio Melo; e o presidente da Câmara Municipal, vereador Zacarias Abrão Piva

Defensora-geral, Christiane Malard; presidente da Câmara Municipal, vereador Zacarias Abrão Piva; e a deputada estadual Geisa Teixeira

Assessor de Planejamento e Infraestrutura, Rafael de Freitas Cunha Lins; defensores públicos da comarca, Eline Viviane Marcelo e Wener Trindade Mendonça; deputada estadual Geisa Teixeira; chefe de gabinete da DPMG, Gério Patrocínio Soares; coordenador Local, Márcio Salgado; defensora-geral, Christiane Malard; defensora pública de Varginha, Priscilla Angélica do Nascimento; defensor público aposentado Hélio Nascimento; e o presidente da Adep-MG, Eduardo Cyrino Generoso

Defensora-geral, Christiane Malard; coordenador Local, Márcio Salgado; e os defensores públicos Eline Viviane Marcelo, Wener Trindade Mendonça e Priscilla Angélica do Nascimento; acompanhados por servidores e estagiários da comarca

Clique aqui para ver mais fotos.

DPMG na mídia

Clique aqui para ver a reportagem da EPTV.

Clique aqui para ver a reportagem exibida pela TV Princesa.

Clique aqui para ler a matéria do Blog do Jotinha.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >