Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoria Pública inaugura nova sede em Camanducaia


Por Ascom em 14 de novembro de 2017

Encerrando a sequência de estruturação de cinco unidades na Região Sul do Estado, no sábado (11/11), a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) inaugurou novas instalações na comarca de Camanducaia.

Próxima ao Fórum, facilitando o acesso da população, a nova sede possui espaços mais amplos e salas individuais, proporcionando maior privacidade para o atendimento dos assistidos e estrutura mais adequada ao trabalho dos defensores públicos. A iniciativa dá continuidade à política institucional da DPMG de instalação de unidades melhor estruturadas e custeadas com recursos próprios, visando à padronização do atendimento da Defensoria Pública, em um conceito de humanização e dignidade do atendimento ao cidadão vulnerável.

Descerramento da placa de inauguração

A solenidade de inauguração foi presidida pela defensora pública-geral do Estado, Christiane Neves Procópio Malard, e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito Edmar Dias; o secretário Municipal de Administração, Diogo Barbosa; o secretário de Saúde de Cambuí, João Nogueira Fanuchi, representando o prefeito Tales Tadeu Tavares; o chefe de gabinete da Prefeitura, Vinícius Nascimento; os vereadores de Camanducaia, Edvaldo Batista Marques, Carlinho do Esporte, Leandro Lopes Toledo; Gilmar Pereira e Marcos de Souza; dos defensores públicos em atuação na comarca, Ludmila de Almeida Fanuchi e Heverton Flávio Ronconi da Rocha (coordenador Local); além do chefe de gabinete da DPMG, Gério Patrocínio Soares; o assessor de Planejamento e Infraestrutura, Rafael de Freitas Cunha Lins; e o chefe do Centro de Segurança Institucional, tenente coronel Westerson Guimarães Pinto.

Defensora-geral, Christiane Malard; prefeito Edmar Dias; defensora pública Ludmila de Almeida Fanuchi; coordenador Local, Heverton Flávio Ronconi da Rocha; assessor de Planejamento e Infraestrutura, Rafael de Freitas Cunha Lins; e o secretário de Saúde de Cambuí, João Nogueira Fanuchi

Chefe de gabinete, Gério Patrocínio Soares; vereadores Leandro Lopes Toledo, Marcos de Souza, Gilmar Pereira e Edvaldo Batista Marques; secretário Municipal de Administração, Diogo Barbosa; e o chefe de gabinete da Prefeitura, Vinícius Nascimento

A defensora-geral, Christiane Malard, abriu a sua fala com agradecimentos. “Só tenho a agradecer a todos que vieram nos prestigiar nessa manhã de sábado. Eu digo que nas escolhas inteligentes, quem ganha é o cidadão. O defensor-geral nunca trabalha sozinho. Trabalhamos sempre com nossa equipe, tanto no gabinete, quanto nas comarcas. Sem eles, nada disso que está sendo realizado hoje seria possível. Também devo agradecer a presença em peso da Câmara Municipal e ressaltar a sua importância para a Defensoria Pública, porque todos os nossos grandes projetos passam pelo Poder Legislativo. Eu digo que a Defensoria Pública é a casa do povo, como também são as Câmaras Municipais e a Assembleia Legislativa”. A DPG agradeceu, ainda, o apoio do promotor de Justiça e do juiz da comarca.

Christiane Malard destacou e agradeceu o trabalho do coordenador da Regional Sul de Minas, Cristiano Maia Luz, e dos “aguerridos defensores públicos da comarca, que ultrapassa as fronteiras de Camanducaia e irradia-se pela cidade de Itapeva e pelos distritos de São Matheus e Monte Verde. As atuações realizadas diariamente são de ganho imensurável e espalham cidadania pelo Sul do Estado”.

Defensora-geral, Christiane Malard

Ao mencionar os benefícios da nova sede, a DPG enfatizou que “a mudança para imóvel maior, mais estruturado e com sensível melhora de condições de atendimento para nossos assistidos, é marca de orgulho da nossa gestão”.

A defensora-geral ressaltou que a “DPMG pauta sua atuação pelo princípio da eficiência e da moralidade no cumprimento do seu papel constitucional de prestar assistência jurídica integral e gratuita aos vulneráveis, mesmo ainda padecendo de dificuldades orçamentárias e com reduzido quadro de pessoal. Apesar de todos os obstáculos, para nós, defensores públicos, a chama da esperança de uma instituição realmente forte, autônoma e em todas as comarcas do Estado, em hipótese alguma, apaga-se em nossos corações”.

Christiane Malard agradeceu aos parceiros “em importantes projetos: Prefeitura Municipal, Tribunal de Justiça, Poder Legislativo estadual, Câmara Municipal, Ministério Público, Ordem dos Advogados, Polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros.

O Hino Nacional foi executado pelo quarteto de sopros da banda de música do 20º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais

O coordenador Local, defensor público Heverton Flávio Ronconi da Rocha, ressaltou a história e o fortalecimento da DPMG. “É um contexto muito bonito da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais que, ao longo dessas duas décadas, deu um salto enorme em termos de reconhecimento, não só pelas autoridades, mas também pela população, para a qual prestamos esse serviço tão essencial”.

Heverton Ronconi salientou que “a prestação de serviços da Defensoria no Brasil e, principalmente, no Estado de Minas Gerais, é de fundamental importância, dada a tamanha diversidade que temos”.

Coordenador Local, defensor público Heverton Flávio Ronconi da Rocha

O coordenador destacou que a nova sede proporciona um local digno para a prestação dos serviços da Instituição, o que, para ele, “é fundamental para que a população se sinta acolhida e para que as autoridades reconheçam a prestação de assistência jurídica ampla e de qualidade”.

Heverton Ronconi agradeceu à defensora-geral, Christiane Malard, e aos demais colegas do gabinete da Defensoria-Geral, “pelos esforços movidos para que a DPMG chegasse no patamar que está hoje”.  “A Defensoria é uma casa do povo que precisa de assistência. Espero que a nossa Instituição continue nesse caminho e que, a partir de agora, com este novo local, possamos mostrar um pouco mais do que podemos fazer em prol da população da nossa comarca”, finalizou.

A defensora pública Ludmila de Almeida Fanuchi relatou dificuldades enfrentadas anteriormente na comarca e salientou os avanços da unidade. “Começamos em uma salinha, pequeninha, no Fórum. Eu trabalhava com uma impressora que dava problema direto e um computador velho. Era muito duro e tínhamos que contar com a boa vontade das pessoas. Depois, passamos para uma casinha um pouco melhor, em frente ao Fórum, com algumas goteiras e sem banheiro para os assistidos. Essa não era a qualidade que a gente gostaria de oferecer para as pessoas que procuram nosso serviço”, contou a defensora.

Defensora pública Ludmila Fanuchi

Ludmila Fanuchi ressaltou que “graças à nova equipe constituída pela defensora-geral, Christiane Malard, chegamos ao patamar atual, com boas impressoras, banheiro para assistidos, sala para estagiário e um gabinete para cada defensor público”.

A defensora concluiu, afirmando que as portas da Defensoria Pública estarão sempre abertas para a população.

O prefeito de Camanducaia, Edmar Dias, ressaltou a evolução e a importância da DPMG. “Sou testemunha da evolução da Defensoria no nosso município. A instituição tem uma importância difícil de mensurar na vida de muitos brasileiros, no que se refere ao bem-estar social, econômico e familiar. Trabalhamos em conjunto, dando atenção aos pedidos da Defensoria. Afinal de contas, todos nós estamos constituídos para prestar um serviço para o nosso cidadão”, afirmou.

Edmar Dias parabenizou o trabalho dos defensores públicos que atuam na comarca e reafirmou o apoio do Município à Defensoria Pública.

Prefeito de Camanducaia, Edmar Dias

Falando em nome da Câmara Municipal, o vereador Gilmar Pereira parabenizou os defensores públicos, destacou a importância da DPMG, para o “acesso à justiça dos cidadãos, para que possam ter uma vida mais digna, diante de suas necessidades e vulnerabilidades sociais e financeiras”.

O vereador renovou o apoio da Câmara Municipal à Defensoria Pública. “Contem com a Câmara, nessa parceria em defesa da vida e dos direitos de cada cidadão.  Somos parceiros e vamos fazer com que isso de fato aconteça”.

Vereador Gilmar Pereira

Assessor de Planejamento e Infraestrutura, Rafael de Freitas Cunha Lins; coordenador Local, Heverton Flávio Ronconi da Rocha; DPG Christiane Malard; prefeito Edmar Dias; defensora pública Ludmila de Almeida Fanuchi; e o chefe de gabinete, Gério Patrocínio Soares

Defensora-geral, Christiane Malard; coordenador Heverton Flávio Ronconi; e a defensora Ludmila Fanuchi; acompanhados por servidores e estagiários da comarca

Reunião

Após a solenidade, a defensora-geral, Christiane Malard, reuniu-se com os defensores públicos em atuação na comarca, coordenador Local, Heverton Flávio Ronconi, e Ludmila Fanuchi. Também participaram do encontro, o chefe de gabinete, Gério Patrocínio Soares, e o assessor de Planejamento e Infraestrutura, Rafael de Freitas Cunha Lins

Clique aqui para ver mais fotos.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >