Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoria Pública em Janaúba promove confraternização para atingidos por incêndio na creche Gente Inocente


Por Ascom em 9 de outubro de 2018

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) promoveu na sexta-feira, dia 5, um evento de confraternização em Janaúba, para proporcionar a interação entre as famílias das vítimas e sobreviventes do incêndio da creche Gente Inocente, e permitir que a lembrança do dia se tornasse um pouco menos dolorosa.

À frente da iniciativa estiveram a coordenadora Local em Janaúba, defensora pública Claudijane dos Santos Gomes, e os defensores públicos Gustavo Francisco Dayrell de Magalhães Santos, João Helton Barbosa e Wanderlúcio da Silva Fernandes, em atuação na comarca, e a coordenadora de Projetos, Convênios e Parcerias, Michelle Lopes Mascarenhas Glaeser. Também esteve presente no evento a assessora de Planejamento e Infraestrutura, Giza Magalhães Gaudereto.

Os defensores públicos Gustavo Dayrell, João Helton Barbosa, Giza Gaudereto, Michelle Glaeser, Claudijane Gomes e Cláudio Pimenta

O evento aconteceu no Serrano Esporte Clube e a primeira atividade foi uma missa celebrada em homenagem às vítimas. Após a cerimônia religiosa, foi realizada a confraternização organizada pela DPMG. As crianças puderam brincar ao ar livre e se divertir com artistas animadores e atividades de entretenimento e aventura, como tirolesa. Foram oferecidos lanches, sucos, frutas, algodão doce e picolés, doados pela comunidade local. Houve, ainda, distribuição de roupas, calçados e presentes, arrecadados pela Defensoria Pública para essa finalidade, inclusive na própria Instituição.

Os defensores públicos Gustavo Dayrell e Michelle Glaeser; a analista de Comunicação da Assessoria de Comunicação da Cemig Saúde, Renata Duarte Santiago Gontijo; o vice-presidente da Cemig, Luis Humberto; a diretora de Assistência Social do Servas, Elisângela Pereira Mendes; e os defensores públicos Giza Gaudereto e Cláudio Pimenta

O coordenador Regional Norte e Local em Montes Claros, Claudio Fabiano Pimenta, considerou que a mobilização promovida pela Defensoria Pública “permitiu a adesão de outras instituições e da sociedade civil a uma campanha para trazer um mínimo de alento a todas as famílias atingidas pela tragédia. E também, lançar um olhar sobre a situação dessas crianças e famílias, que ainda precisam de apoio psicológico, médico e assistência social. O evento foi bem-sucedido no seu propósito de chamar atenção para a situação das famílias atingidas e a necessidade apoio que ainda necessitam, do Estado e da sociedade, para retomarem e normalizarem suas vidas”, ressaltou.

A coordenadora Local em Janaúba, Claudijane Gomes, chamou a atenção para “as consequências variadas trazidas pela tragédia, que exigem tratamento adequado e, por vezes, único. A Defensoria Pública conviveu com situações novas em razão do incêndio e vai continuar no atendimento das famílias atingidas. A confraternização de hoje celebra a solidariedade, é marcante por traduzir o apoio de tantos que se preocupam com a situação dos atingidos. A continuidade do atendimento às famílias pela DPMG se estenderá ainda ao longo do tempo”, ressaltou.

De acordo com o defensor público Gustavo Dayrell, “o evento foi muito importante para trazer leveza e alegria para pais e crianças neste dia tão difícil, passando uma mensagem de fé e superação. Não apaga o que aconteceu, mas talvez dê força para seguir em frente. Viabilizou ainda, a arrecadação de produtos alimentícios, vestuário, brinquedos e material escolar, revertidos às vítimas. Além do mais, não deixa de ser um espaço de reivindicação, já que permitiu que os próprios familiares relatassem a situação vivida por cada um deles após este um ano de tragédia”, destacou. 

Para Simone Pereira, mãe do garoto Artur Felipe, a DPMG tem sido parceira permanente das famílias atingidas. “Nós fomos vitimados pelo incêndio na creche e esse evento, organizado pela Defensoria Pública e a Associação de Familiares e Vítimas da Tragédia de Janaúba (Vitijana) é mais um exemplo do grande apoio que a Defensoria vem nos dando, sempre pronta a nos receber e colaborar, seja no plano individual, de cada família atingida, ou nos projetos da Associação. É a única Instituição que está ao nosso lado, sempre buscando resolver os problemas das famílias e da Vitijana”, ressaltou.

Por sua vez, Valéria Aparecida Gomes da Silva considerou o evento um “momento de alegria e consolação diante da tragédia que se abateu sobre a cidade. A Defensoria Pública tem nos apoiado constantemente, com solidariedade e preocupação com todos”, frisou.O incêndio na Creche Municipal Educacional Infantil Gente Inocente, intencionalmente provocado por um vigia do próprio estabelecimento, em 5 de outubro de 2017, deixou 58 vítimas, das quais dez crianças e três professores morreram, além do autor do crime. Desde a tragédia, a Defensoria Pública tem acompanhado a situação das famílias atingidas. Em novembro de 2017, a Instituição interpôs ação civil pública contra o Município de Janaúba, cobrando indenizações para familiares e vítimas do incêndio. Foram formulados, ainda, requerimentos na área da saúde.

Foram parceiros da DPMG na confraternização o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar de Minas Gerais, Rede Norte, Risiele Decor, sorveteria Progresso, Sicoob JUS-MP, Dona Ninha Empório & Padaria, Brasnica, Cerimonial Austelia Mendes, Contexto Papelaria, Nuno Casasanta, Débora Braun Perri Cemig, que doaram cestas básicas e alimentos, Loja Maçônica Fraternidade e Justiça e MRV.

Defensores públicos e estagiários da DPMG que participaram do evento

Veja a cobertura da imprensa:

Clique aqui para acessar matéria divulgada pelo G1 Minas.

Clique aqui para assistir matéria divulgada pelo MG Inter TV 1ª Edição.

Clique aqui para assistir matéria divulgada pelo MG Inter TV 2ª Edição.

Clique aqui para acessar reportagem veiculada no Fantástico.

 

 



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >