Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoria pública e Secretaria de Estado de Educação promovem visita conjunta às escolas de Brumadinho acompanhadas de coletivo


Por Ascom em 14 de fevereiro de 2019

A defensora pública Francis de Oliveira Rabelo Coutinho, coordenadora do Projeto Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar (Mesc), participou, na terça-feira, 12 de fevereiro, da visita conjunta da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) com a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), através da Superintendência Regional de Ensino Metropolitana A, em Brumadinho. 

Na oportunidade, a defensora pública visitou as escolas estaduais da cidade, junto com a superintendente Idalina Franco de Oliveira, a diretora pedagógica Cynthia Pinheiro Chagas e os voluntários e integrantes do coletivo “Ocupa e Educa”, Mateus Lacerda, Danielle Pereira e Myriam Salum, esta última coordenadora do Movimento “Mães pela Diversidade” em Minas Gerais. 

A primeira escola visitada foi a Escola Estadual Abelardo Duarte Passos, localizada no Distrito de Melo Franco, que chama a atenção por receber cerca de 280 alunos da área rural, necessitando de todo o tipo de apoio e ajuda, inclusive para a merenda dos alunos. O transporte local e para Brumadinho está precário desde o rompimento da barragem, o que vem prejudicando a vida de estudantes e comunidade, segundo os relatos dos próprios alunos.

Segundo a diretora da escola, Shirley “a visita foi muito importante para ajudar nesta situação difícil. Um encontro que contribuiu para enfrentar os desafios e compartilhar as experiências e angústias”, ressalta. 

Além disso, Francis de Oliveira iniciou o diagnóstico dos efeitos primários do rompimento de barragem nas escolas, fazendo a colheita de informações e também a acolhida dos alunos e funcionários junto com o grupo, utilizando a escuta ativa e outras técnicas de mediação escolar.

Ao final, o grupo foi ao posto do Córrego do Feijão e à Estação do Conhecimento para conhecer a estrutura de atendimento da rede e conversar com defensores durante atendimento no ônibus Itinerante. 

Da esquerda para a direita, a superintendente de ensino da Metropolitana A, Idalina Franco, a diretora pedagógica da SRE A, Cynthia Pinheiro, defensora pública Francis Coutinho, coordenadora “Mães pela Diversidade”, Myriam Salum, Danielle Pereira e o professor de história, Mateus Lacerda, voluntários do Coletivo “Ocupa e Educa”



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >