Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoria Pública de Minas participa de conferência dos Ministérios Públicos Estaduais da região Sudeste


Por Ascom em 12 de junho de 2019

A subdefensora pública-geral do Estado de Minas Gerais, Luciana Leão Lara Luce, representou a Defensoria Pública mineira na abertura da 4ª Conferência Regional de Promotoras e Procuradoras de Justiça dos Ministérios Públicos Estaduais – Região Sudeste. Promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o encontro aconteceu nos dias 7 e 8, na Escola Superior do Ministério Público da União, em São Paulo.

Conduzido pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, o evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, os conselheiros do CNMP, a delegada da União Europeia no Brasil, Maria Rosa Sabbatelli, o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Gianpaolo Smanio, e o governador de São Paulo, João Doria.

Crédito foto: Bruna Ruiz / Núcleo de Comunicação Social MPS

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, afirmou que a conferência teve como objetivo fazer um diagnóstico subjetivo da condição feminina no Ministério Público brasileiro, e não um levantamento meramente quantitativo.

“Como se sentem as mulheres membros do Ministério Público? Reproduzimos internamente a mesma discriminação que as mulheres sofrem lá fora?”, indagou a PGR, propondo a todos os participantes do evento um diálogo franco. “É por isso que estamos aqui: para refletir”, afirmou Dodge. “Começando dentro de casa”.

Durante o encontro, foram colhidas manifestações das promotoras e procuradoras de Justiça sobre o fluxo e os obstáculos relacionados à carreira, além de propostas reflexões sobre problemas, soluções e boas práticas. De forma simultânea, foram realizados debates em seis oficinas.

A conferência foi organizada pela presidência do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Defesa Coletiva, e da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais (CDDF/CNMP), em parceria com a Delegação da União Europeia no Brasil e com as Procuradorias-Gerais de Justiça dos Estados da região Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo).

Esta foi a quarta de cinco conferências regionais que ocorrerão no primeiro semestre de 2019, com o objetivo de proporcionar uma visão mais clara da realidade das procuradoras e promotoras nas suas respectivas regiões.

Fonte: Ascom/DPMG, com informações do Ministério Público de São Paulo (11/06/2019)



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >