Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoria Pública de Minas Gerais lança a quarta edição da Revista .def


Por Ascom em 8 de abril de 2019

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) publicou, nesta segunda-feira (8/4), a quarta edição da .def – Revista da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais.

A edição traz a reportagem especial “Brumadinho, Minas Gerais – Desastre exige trabalho coordenado”, das jornalistas Alessandra Amaral e Juliana Silveira, sobre a tragédia ocorrida naquele município e a atuação da Defensoria de Minas Gerais no caso, prestando atendimento rápido à população atingida e promovendo o diálogo com outros órgãos.

A segunda reportagem marca o registro dos 30 anos da Constituição Cidadã, em 2018, que criou a instituição “Defensoria Pública” para garantir assistência judiciária gratuita aos necessitados.

E mais: a estreia da coluna “Ouro da Casa”, com um dos membros mais antigos da Defensoria mineira, a defensora pública Francis de Oliveira Rabelo Coutinho; e entrevista com a defensora pública interamericana Isabel Penido de Campos Machado.

A edição traz também os artigos jurídicos “Limitações e esclarecimentos ao exercício de fiscalização e remoção de pessoas de áreas de risco pelos municípios”, “Prazo em dobro: (des) necessidade de cientificação do juízo”, “Habeas Corpus coletivo preventivo civil” e “Estado Democrático de Direito e Defensoria Pública”. E ainda, a coluna “Jurisprudência”, com notas da atuação da DPMG junto aos Tribunais Superiores.

Publicação semestral – A revista semestral busca promover a análise crítica e a veiculação de diferentes pontos de vista sobre temas que, direta ou indiretamente, possam contribuir para atenuar a vulnerabilidade de cidadãos e grupos sociais, o que constitui missão precípua da Defensoria Pública. A .def aposta em uma linha editorial que conjugue qualidade e seriedade com uma linguagem acessível e conectada com a contemporaneidade.

Clique aqui para acessar a versão digital da revista.

 

 

 

 



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >