Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoria Pública de Minas Gerais destaca ampliação das ações em Brumadinho em reunião de comitê criado pelo Governo do Estado


Por Ascom em 29 de março de 2019

A Defensoria Pública de Minas Gerais foi uma das instituições presentes na primeira reunião de trabalho do Comitê Pró-Brumadinho, grupo criado pelo Governo do Estado para reunir as ações de recuperação socioeconômica e ambiental do rompimento da barragem Córrego do Feijão, da Vale. A DPMG colocou como pauta prioritária o amparo imediato às famílias vítimas do desastre.

O encontro ocorreu nesta quinta-feira (28/3), no Palácio Tiradentes, com a presença do governador Romeu Zema e autoridades jurídicas. Na ocasião, o defensor público-geral de Minas Gerais, Gério Patrocínio Soares, destacou a importância dessa sinergia entre as instituições para agilizar o atendimento aos atingidos.

“Mariana foi um aprendizado para todos nós. Agora, essa união de forças será fundamental para atingirmos nosso objetivo principal, que é ajudar as pessoas, amparar as vítimas”, disse o defensor-público-geral. Gério Patrocínio lembrou que a DPMG atua em Brumadinho desde o dia do desastre, em 25 de janeiro, quando a Defensoria Itinerante foi instalada na localidade e desde então vem ampliando as ações.

“Agora estamos iniciando uma nova etapa, com a inauguração da unidade da Defensoria Pública de Minas Gerais no município, para ampliar ainda mais o atendimento às vítimas e familiares. É um marco para nós”, ressaltou o defensor público-geral. A sede física será oficialmente inaugurada nesta segunda-feira (1º/4). Para isso foi criada uma força-tarefa, com uma equipe de defensores atuando em Brumadinho e em toda a região impactada.

No encontro desta quinta-feira participaram, além do governador Romeu Zema e do defensor público-geral de Minas Gerais, Gério Patrocínio Soares, o vice-governador Paulo Brant, representantes do Ministério Público Estadual e Federal e da Advocacia-Geral da União.

O grupo atua para reforçar o alinhamento das ações, com o objetivo de acelerar a liberação de todos os recursos necessários para minimizar os danos da tragédia. Este foi o primeiro encontro com a participação de todas as instituições envolvidas. O comitê foi implantado em 26 de fevereiro pelo Governo do Estado. No dia 15 de março dez órgãos estaduais fizeram uma reunião preliminar para discutir as ações desenvolvidas em Brumadinho.

 



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >