Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoria Pública dá início à programação do curso ‘Mediação Básica e Convivência Cidadã’


Por Ascom em 17 de maio de 2019

O Projeto de Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar (Mesc – Paz em Ação) abriu nesta quinta-feira (16/5) o curso “Mediação Básica e Convivência Cidadã”. A atividade aconteceu na Escola Superior da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (Esdep), sob coordenação da defensora pública Francis de Oliveira Rabelo Coutinho, responsável pelo Mesc.

O evento de abertura promoveu momento de reflexão e roda de conversa sobre o tema “Diversidade, machismo e empoderamento”, com participação do coordenador do Projeto Machismo Entre Nós (Men), Gustavo Ribeiro, e da idealizadora do Projeto Empodera Teen, Graziane Andrade, ambos integrantes da recém-lançada “Frente pela Educação Emancipadora”, iniciativa da DPMG, por meio do Mesc.

Na oportunidade foram debatidas questões como a importância da participação do homem nas discussões no âmbito escolar e a atuação em políticas públicas efetivas e próximas dos casos observados nas escolas.

A iniciativa, que contou ainda com a presença da diretora da Esdep, defensora pública Eden Mattar, é parte da capacitação oferecida aos estagiários do Centro Universitário Una, além de convidados, como integrantes do coletivo “Ocupa e Educa”, e funcionários da Defensoria.

O curso, com parte teórica e participação de 16 alunos, será realizado em mais quatro encontros, totalizando 20 horas-aula, abordando temas como os grupos de convivência, pertencimento e identidade, zona de conforto e empatia, linguagem não verbal, diversidade, além de machismo e empoderamento feminino. 

Defensora pública Francis de Oliveira (3ª posição à frente), acompanhada pelos alunos e profissionais participantes



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >