Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Perfil do DPG


Gério Patrocínio Soares  | 2018-2020

Mineiro de Diamantina, é filho de pai produtor rural e mãe servidora pública. Casado com Jane Araújo e pai da pequena Ana Laura, Gério viveu a infância e adolescência no interior. Cursou todo o ensino fundamental e médio em sua cidade natal, até que, em 1997, se mudou para Belo Horizonte para iniciar os estudos de graduação. Em 2003, se formou em Direito, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Por alguns anos, Gério atuou na advocacia privada, nas áreas cível e de família.

Concluiu dois cursos de pós-graduação lato sensu, um deles com foco em Direito de Família e Sucessões e outros com foco em Direito Processual. Em 2011, ingressou na carreira pela qual tem verdadeira paixão: defensor público.

Na Defensoria Pública de Minas Gerais, Gério atuou no órgão de execução na 17ª e 2ª Defensoria Criminal da Capital, atuou nas Defensorias de Tóxicos da Capital e na Defensoria do Juizado Especial Criminal, foi assessor institucional e coordenador Criminal da Capital, e ainda, exerceu a função de chefe de gabinete. Em meio à essa caminhada, concluiu um curso de gestão pública contemporânea.