Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Conselho Superior da DPMG e Associação de Classe promovem homenagem a defensoras e defensores aposentados


Por Ascom em 9 de outubro de 2018

Reconhecimento e gratidão foram os sentimentos que marcaram a Sessão Solene do Conselho Superior da DPMG realizada na sexta-feira (05/10), em homenagem às defensoras e defensores públicos aposentados. O evento foi promovido pela Defensoria Pública em parceria com a Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais (Adep-MG).

Membros do Conselho Superior: Richarles Caetano Rios; Felipe Augusto Cardoso Soledade; Galeno Gomes Siqueira (secretário); corregedor-geral, Flávio Nelson Dábes Leão; defensor-geral e presidente Gério Patrocínio Soares; subdefensora pública-geral, Luciana Leão Lara Luce; Marco Tulio Frutuoso Xavier; Heitor Teixeira Lanzelotti Baldez; Fernanda de Souza Saraiva; e o presidente da Adep-MG, Eduardo Cyrino Generoso

Ao abrir a Sessão Solene, o presidente do Conselho Superior, defensor público-geral Gério Patrocínio Soares expressou sua emoção pela presença dos aposentados, “que construíram a Defensoria Pública”. O defensor-geral destacou os avanços da Instituição e a importância do trabalho dos homenageados.

Gério Patrocínio Soares salientou a característica histórica do momento, primeira homenagem aos aposentados, em cumprimento à Deliberação nº 005/2013, “reconhecendo a valiosa contribuição de cada um para o crescimento e a melhoria da Defensoria Pública de Minas Gerais, distribuindo justiça e levando solidariedade a todos os cidadãos vulneráveis em vários rincões deste nosso estado, permitindo, com isso, a reafirmação do valor e da importância social da nossa Instituição”.

O DPG ressaltou que a homenagem representa “a gratidão de todos nós, que estamos na ativa, às defensoras e defensores públicos aposentados”. Ao afirmar que “uma vez defensor, para sempre defensor”, Gério Patrocínio salientou que a Instituição está de portas abertas para os aposentados, “que têm muito a nos ensinar com suas vivências”.

Defensor-geral, Gério Patrocínio Soares

A subdefensora pública-geral, Luciana Leão Lara Luce, agradeceu a todos defensores públicos aposentados, “por terem sonhado com uma Defensoria Pública mais forte, mais democrática e que possa, efetivamente, alcançar sua missão constitucional”. Destacou que “se, hoje, temos uma Defensoria mais autônoma e fortalecida do que há dez, vinte anos atrás, tenho certeza, é fruto da participação de todos”.

A subdefensora convidou os aposentados para se envolverem nos trabalhos extrajudiciais da Instituição e informou que está sendo implementado o projeto “Vozes da Experiência”. “É uma honra tê-los aqui para participar novamente, de forma ativa, dos nossos projetos, contribuindo com toda a experiência que alcançaram durante os anos na carreira e possam fortalecer ainda mais a Defensoria Pública de Minas Gerais”.

Subdefensora-geral, Luciana Leão Lara Luce

O Corregedor-geral, Flávio Nelson Dábes Leão, parabenizou o Conselho Superior, a Defensoria Pública e a Adep-MG pela homenagem aos aposentados. “Uma instituição que não sabe honrar aqueles que a ergueram não é digna de existir e, por isso, são tão importantes comemorações como esta”, afirmou.

Flávio Dábes Leão salientou a importância do trabalho dos defensores na consolidação da Defensoria. “Se, hoje, temos uma Instituição sólida, autônoma administrativamente e financeiramente e com defensores capacitados foi porque vocês proporcionaram isso, tempos atrás e em condições muito piores”.

Corregedor-geral, Flávio Nelson Dábes Leão

Falando em nome de todos os conselheiros, o secretário do Conselho Superior, Galeno Gomes Siqueira, explicou que a Deliberação nº 005/2013 prevê a homenagem anual a todos os defensores públicos aposentados, sendo que aqueles que se aposentaram antes de 2013 são representados por um defensor público indicado pelo Conselho Superior.

Galeno Gomes Siqueira agradeceu a presença e o trabalho de todos os defensores públicos aposentados. “Cada um deixou um tijolo assentado na construção desta esplêndida instituição que é a Defensoria Pública”, finalizou.

Secretário do Conselho Superior, Galeno Gomes Siqueira

O presidente da Adep-MG, Eduardo Cyrino Generoso, destacou que a homenagem é “um reconhecimento, por todos os que aqui trabalharam e que honraram a Defensoria Pública”. Eduardo Generoso salientou as lutas e as dificuldades já enfrentadas pela Instituição, citando alguns momentos da história da DPMG. “Vocês são os responsáveis pelas conquistas e são merecedores de todo reconhecimento e gratidão”, afirmou.

Presidente da Adep-MG, Eduardo Cyrino Generoso

Representando todos os defensores públicos aposentados antes de 2013, a defensora pública aposentada Cleonice Aparecida Cyrino agradeceu ao Conselho Superior e à Adep-MG, “por proporcionar este momento de reconhecimento ao trabalho dos defensores aposentados”.

Cleonice Aparecida Cyrino ressaltou o trabalho dos aposentados, “para criar o alicerce necessário para a construção e o fortalecimento da Defensoria mineira”.

A defensora aposentada destacou o avanço da Instituição. “Hoje, vemos com orgulho que a Defensoria se fortaleceu, que as condições de trabalho melhoraram e que o defensor público é um profissional respeitado no sistema de justiça”.

Defensora pública aposentada Cleonice Aparecida Cyrino

Falando em nome dos defensores aposentados após 2013, o defensor público aposentado e diretor de Aposentados e Pensionistas da Adep-MG, Rubens Luis Borges, fez uma breve retrospectiva de seu ingresso na Instituição e declarou-se “imensamente honrado por estar hoje participando desta homenagem”.

Rubens Luis Borges salientou a melhoria da Defensoria Pública, que, “hoje, bem melhor estruturada, física e humanamente, vem se destacando fortemente no cenário jurídico, não só estadual, mas também, nacionalmente”.

O defensor aposentado finalizou, agradecendo ao Conselho Superior e à Associação de classe.

Também foram homenageados em memória três defensores públicos.

Defensor público aposentado e diretor de Aposentados e Pensionistas da Adep-MG, Rubens Luis Borges

A solenidade foi prestigiada por assessores da Defensoria-Geral; coordenadores; defensoras e defensores públicos; servidores; familiares e amigos dos homenageados

O Hino Nacional foi executado pelo saxofonista da Banda da Polícia Militar de Minas Gerais, 1º sargento João Lúcio

Após a Sessão Solene de homenagem, a Adep-MG ofereceu um coquetel de confraternização para os presentes.

Clique abaixo para ver o nome dos homenageados.

DPMG, conforme Deliberação nº 005/2013.

Adep-MG



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >