Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Órgãos de apoio


ÓRGÃOS DE APOIO ADMINISTRATIVO E SERVIÇOS AUXILIARES

Gabinete

Centro de Desenvolvimento Institucional
O Centro de Desenvolvimento Institucional é órgão de apoio da Defensoria Pública-Geral, composto pelos serviços auxiliares necessários e por Defensores Públicos das diversas áreas de atuação designados pelo Defensor Público-Geral (Resolução nº 137/2015), sendo um deles coordenador do centro. Sua principal função é estimular a integração e o intercâmbio entre órgãos de execução que atuem na mesma área de atividades, por meio de Câmaras de Estudos, regulamentadas pelo Conselho Superior (Deliberações 22/2015; 10/2016; 11/2017; 40/2018; 41/2018), que se dividem por temas afetos à Instituição, integradas por defensores públicos da respectiva área temática: Direitos Humanos e de Tutela Coletiva; Infância e Juventude; Criminais e Processual Penal; Institucionais; Execução Penal; Tutela das Famílias; Cíveis, Processual Civil e de Direito Público; e Métodos Adequados da Solução de Conflitos e Atuação Extrajudicial.

Coordenadoria de Projetos e Convênios
A Coordenadoria de Projetos e Convênios  – CooProC – foi criada por meio da Resolução nº 61/2006 tem por finalidade prestar apoio aos órgãos de execução da Defensoria Pública na elaboração, captação de recursos, monitoramento e prestação de contas de Convênios e Termos de Parceria firmados com entes das esferas Federal, Estadual e Municipal, sendo responsável pela guarda documental desses convênios e pelos procedimentos de ajustes e correções necessárias no decorrer da execução, dentre outros. Possui ainda a atribuição de auxiliar na elaboração de projetos, programas e ações desenvolvidos pela DPMG e devido monitoramento. Também é responsável pela execução de projetos estruturadores.

Coordenadoria de Estágio e Serviço Voluntário
Órgão de apoio técnico-administrativo, diretamente subordinado à Subdefensoria Pública-Geral, a Coordenadoria de Estágio e Serviço Voluntário da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais – CESV/DPMG é responsável pelo planejamento, coordenação e execução dos Programas de Estágio e Serviço Voluntário, conforme o disposto na Deliberação n° 006/2011 e Deliberação 038/2011, do Eg. CSDPMG. As referidas deliberações foram elaboradas e aprovadas em conformidade com a Lei Federal nº 9.608/98, que dispõe sobre o serviço voluntário, e com a Lei Federal nº 11.788/08, que dispõe sobre o estágio.

Coordenadorias Regionais
São órgãos de apoio às atividades das Defensorias Públicas em âmbito regional e agrupam Defensorias Públicas nas Comarcas por regiões ou por órgãos de atuação.

Assessoria Jurídica
A Assessoria Jurídica é órgão de controle responsável pela análise de contratos e procedimentos administrativos da Defensoria Pública Geral mediante elaboração de memorandos, notas jurídicas e pareceres. Referido órgão ainda auxilia o Defensor Público Geral na prestação de contas junto ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.

Assessoria de Comunicação e Cerimonial
A Assessoria de Comunicação (Ascom) é responsável pela divulgação da imagem, da missão, das ações e dos objetivos estratégicos da Defensoria Pública. Divide-se em três áreas de atuação: Jornalismo/Atendimento à Imprensa, Cerimonial e Comunicação Visual/Publicidade.  Saiba mais sobre a Ascom em ‘Imprensa

Assessoria de Administração Estratégica e Inovação
Entre as atribuições, assessorar a Defensoria-Geral e Subdefensoria-Geral na determinação de políticas e gerenciamento dos projetos estratégicos da Instituição, na execução do Planejamento Estratégico e na elaboração de minuta do Plano Geral de Atuação, além de atuar, de forma conjunta com a Coordenadoria de Projetos e Convênios, na gestão do portfólio de projetos estratégicos.

Auditoria Interna
A auditoria setorial constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo examinar a integridade, adequação e eficácia dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da DPMG.

Superintendência de Planejamento, Gestão e Finanças
A SPGF é responsável pela negociação, planejamento e execução orçamentária além da gestão de todos os contratos da DPMG.

DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO – Responsável pela elaboração da proposta e acompanhamento da execução orçamentária no âmbito da DPMG.

DIRETORIA DE FINANÇAS, PAGAMENTO E CONTABILIDADE – Responsável pela área contábil da DPMG, especialmente pelo empenho e liquidação de despesas; pagamento de diárias; pagamento de fornecedores e apropriação da folha de pagamento de pessoal.

Superintendência de Recursos Logísticos e Infraestrutura
A SRLI é responsável pelo gerenciamento do pessoal responsável pela limpeza, conservação e manutenção das dependências físicas da DPMG; gerenciamento dos setores de transportes, patrimônio, protocolo geral, compras e contratos.

Superintendência de Gestão de Pessoas e Saúde Ocupacional
Responsável pelos registros funcionais dos membros e servidores da DPMG, do ingresso ao desligamento; gestão dos contratos, designadamente daqueles celebrados com a MGS e Assprom; elaboração da folha de pagamento de pessoal; concessão de direitos, vantagens e licenças aos servidores e membros da DPMG.

Superintendência de Tecnologia da Informática
A STI é o setor de responsável por toda a estrutura computacional e de sistemas da DPMG.

DIRETORIA DE SUPORTE E ADMINISTRAÇÃO DE REDES – responsável por realizar o suporte a usuários, reparo de equipamentos e manter a estrutura de redes funcional.
DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA E PROJETOS
DIRETORIA DE INFORMAÇÃO DE DADOS