Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Casamento coletivo promovido pela DPMG celebra a união de 11 casais em Cássia


Por Ascom em 19 de dezembro de 2018

Projeto “Felizes para Sempre” chega à sua terceira edição na comarca

Para celebrar o amor e a vida, a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG) em Cássia, promoveu nos dias 12 e 14 de dezembro, respectivamente, a união civil e a celebração do casamento de 11 casais. O evento foi realizado sob a coordenação da defensora pública Ariadne Fernanda de Faria e Sousa Ramos, com apoio da analista da Defensoria Pública Selma Carmozine, tendo na cerimônia legal a presença da oficial do Cartório de Registro Civil Maria Helena Rossato Araújo e da juíza de paz Euripa Fátima Gonçalves.

Após o “sim”, foi feita a leitura individual das certidões, que foram assinadas pelos noivos, testemunhas e defensora pública. Para registrar este momento tão importante na vida dos assistidos, por meio do apoio da Prefeitura Municipal de Cássia, o evento contou com o suporte de um fotógrafo profissional. A realização da terceira edição do projeto “Felizes para Sempre” contou com uma fase de cadastro nos meses de setembro e outubro, gerando o interesse inicial de diversos casais.

Casais que celebraram a união civil no projeto “Felizes para Sempre”

Comemorando os casórios, no dia 14, os parceiros da ação se uniram para promover uma recepção aos noivos. Na ocasião, cada casal pôde convidar 20 pessoas, que compartilharam a alegria em uma festa com bolo, buffet e bem-casado. Além disso, os cônjuges receberam presentes de apoiadores da Defensoria Pública.

A decoração foi realizada por Eubea Freitas e Maria Izair, que deixaram a quadra do bairro Canta Galo mais aconchegante e elegante. Quem também se empenhou para que fosse possível realizar a celebração foram os servidores do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), o Secretário Municipal de Educação, servidores da Secretaria de Promoção Social e Habitação e servidores e estagiários da DPMG em Cássia.

Parte da decoração da recepção realizada no dia 14 de dezembro

Em um telão foram exibidas as fotos do casamento civil, para os 220 convidados, que emocionados participaram deste dia tão marcante. Entre as autoridades presentes estavam o prefeito Marco Leandro Almeida Arantes; a vice-prefeita Conceição Aparecida da Silva; o presidente da Câmara Municipal, vereador Ricardo Garcia Arantes; e os vereadores Luiz Adriano de Souza Machado, Luciana Evangelista, Jezer Oliveira David, Henrique Fernandes Alonso Neto e Ciro Antônio de Oliveira Costa.

A defensora pública Ariadne Fernanda acredita que “é importante falar de amor em tempos de ódio, falar de união em tempos de individualismos exacerbados”. Ela completa falando que “o amor é o maior exemplo de cidadania”. O coral Sol Maior, da igreja ICLA embalou a entrada dos noivos pelo tapete vermelho, seguido pela benção de cada representante religioso, que ao final abençoou as alianças.

A recepção contou com tapete vermelho para a entrada dos noivos

Sobre o projeto

O Projeto “Felizes para Sempre” em Cássia teve sua primeira edição em 2010, com a parceria da Prefeitura Municipal. A segunda edição, em 2015, teve também o apoio da Câmara Municipal.

Por realizar o sonho de muitos casais, proporciona a chance de um casamento civil e cerimônia religiosa, com fotos, festa e comunhão.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >