Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Audiência de moradores de Brumadinho tem participação da Defensoria Pública de Minas Gerais


Por Ascom em 14 de março de 2019

A defensora pública mineira Rachel Passos, em atuação na Defensoria Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais (DPDH), participou da audiência pública entre associações, moradores de Brumadinho, vereadores e o prefeito do município realizada no dia 10 de março, no distrito de Aranha.

Ouvir a comunidade de atingidos direta e indiretamente pelo rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, colher demandas dos moradores e esclarecer sobre os direitos dos mesmos foram os objetivos da reunião em que estiveram presentes cerca de 300 pessoas.

Como resultado, várias demandas da população foram encaminhadas aos órgãos que estão fazendo frente às negociações, principalmente a Defensoria Pública de Minas Gerais, o Ministério Público e o município de Brumadinho.

Entre as várias reinvindicações dos moradores, a principal é a liberação imediata de um acesso alternativo e seguro para o interior de Brumadinho, já que que a principal via de ligação foi tomada pela lama derramada pelo rompimento da barragem da Mineradora Vale.

Rachel Passos explica que o trecho que era feito em 15 minutos está sendo realizado em até duas horas e meia, com ônibus superlotados e pessoas passando mal dentro dos coletivos. “Está sendo preciso parar para as pessoas descerem para tentarem se refrescar e fazer suas necessidades fisiológicas. Uma situação de completa indignidade. Enquanto as tratativas estão sendo feitas, as pessoas estão sofrendo”, alerta a defensora pública.

Na visão de Rachel Passos, “a audiência foi produtiva, no sentido em que as demandas das comunidades sejam ouvidas e legitimadas perante os órgãos públicos. E, para que as políticas públicas sejam construídas a partir do que eles realmente estão solicitando à Vale, da agilidade da prestação e da fiscalização do município de Brumadinho e para que a população tenha a vida normalizada, na medida do possível”.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >