Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Defensoria Pública inaugurará novas instalações em Betim


Por Ascom em 6 de outubro de 2017

No dia 18 de outubro, quarta-feira, a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG) inaugurará novas instalações da Instituição na comarca de Betim. A iniciativa dá continuidade à política institucional de instalação de unidades melhor estruturadas e custeadas com recursos próprios. A solenidade de inauguração será às 10 horas, na av. Governador Valadares, 199, 8º andar. 

Sede

A nova sede da DPMG em Betim está localizada na região central do município, próxima ao Fórum e à unidade dos Correios, facilitando o acesso dos cidadãos vulneráveis. Outro benefício das novas instalações, mais confortáveis e adequadas, é que além de ser maior, possui estacionamento próprio, setor de triagem e o centro de métodos adequados de solução de conflitos.

Atualmente, nove defensores públicos: Luiz Renato Braga Areas Pinheiro (coordenador local em Betim), José Victor Brandão de Faria, Sarah Durço Vianna, Ronaldo Araújo e Motta, Maxnei Gonzaga, Renata Pacheco Duarte, Luís Alberto Melo de Souza, Mariana Ladeira Vieira e Mirelle Morato Gonzaga, atuam na comarca nas áreas criminal, iniciais cível e conciliação, família e sucessões.

DPMG

A Defensoria Pública é a instituição pública responsável por prestar assistência jurídica e gratuita aos cidadãos vulneráveis; além de promover a solução extrajudicial de conflitos, educação em direitos e conscientização da população sobre direitos humanos, cidadania e ordenamento jurídico.

A Defensoria Pública de Minas Gerais está presente em 113, das 296 comarcas do Estado. Com previsão, em sua lei orgânica estadual (LC 65/2003), de 1200 cargos, Minas Gerais conta hoje com a atuação de 649 defensores públicos.

Em 2016, a Defensoria Pública de Minas Gerais realizou 1.998.883 (um milhão, novecentos e noventa e oito mil e oitocentos e oitenta e três) prestações jurídicas em todo o estado.

Em 2017, foram 1.255.463 (um milhão, duzentos e cinquenta e cinco mil e quatrocentos e sessenta e três) prestações jurídicas no primeiro semestre do ano.

Na comarca de Betim, foram realizadas 43.383 (quarenta e três mil trezentos e oitenta e três) prestações jurídicas em 2016 e 27.766 (vinte e sete mil, setecentos e sessenta e seis) prestações jurídicas no primeiro semestre de 2017.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >