Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos



Por Ascom em 2 de outubro de 2017

Entramos no mês de outubro: mês da luta, prevenção e combate ao câncer de mama.

Como somos inteiramente parceiros nessa luta, hoje falaremos sobre a importância da realização do exame de mamografia e sobre o quanto a descoberta antecipada (diagnóstico precoce) é importante para o sucesso no tratamento.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a mamografia é o único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade do câncer de mama.

O autoexame, embora seja detectável em alguns casos, não é o método mais adequado para garantir o diagnóstico. Assim, o ideal é que as mulheres a partir dos 40 anos de idade realizem a mamografia em uma unidade de saúde e, assim, garantir a eficácia do exame e seu diagnóstico.

A lei nº 11.664/2008 garante a prevenção, detecção, tratamento e controle dos cânceres do colo uterino e de mama através do Sistema Único de Saúde – SUS, através dos serviços próprios, conveniados ou contratados atodas as mulheres a partir dos 40 anos de idade (no caso da mamografia) e exame citopatológico do colo uterino (no caso do câncer de colo do útero) a todas as mulheres que já tenham iniciado sua vida sexual, independente da idade.

Vale lembrar:
Você não precisa ter histórico familiar para realizar o exame. É importante que todas as mulheres o façam anualmente;
Para agendar seu exame, procure uma unidade de saúde mais próxima;
O diagnóstico precoce pode diminuir os riscos e aumentar as chances de cura;
A partir dos 40 anos de idade, o ideal é que o exame seja realizado anualmente.

Faça o exame. Espalhe a notícia e previna a doença. É importante!

Conheça a lei nº 11.664, de 29 de abril de 2008, que dispõe sobre a efetivação de ações de asúde que assegurem a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento dos cânceres do colo uterino e de mama, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS: 👉 https://goo.gl/AAx89a



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >